Uma analise da familia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


1 INTRODUÇÃO
A família é uma das instituições mais antigas de nossa sociedade e em cada época da história de nossa civilização encontramos a família estruturada de uma determinada maneira. As configurações familiares se alteram de acordo com os paradigmas sócio-culturais de cada época histórica, fato esteque acarreta modificações em sua estrutura.
Neste trabalho, pretendemos apresentar o conceito básico de estrutura familiar e as relevantes mudanças que geram novos arranjos familiares no decorrer dos tempos e fazer uma analise da família contemporânea, dando ênfase à estrutura familiar monoparental.

2 DESENVOLVIMENTO
Família é um termo muito discursado por diversos setores e atores da sociedadeque a traduz como sendo o núcleo natural de proteção, promoção e desenvolvimento de seus membros. Mas o que vem a ser realmente uma família?
Diante de uma reflexão bíblica fica claro que a família é a instituição mais sagrada para Deus, que a formou e estabeleceu um padrão, onde pai, mãe (homem e mulher) e filhos coabitam em harmonia na busca de satisfação pessoal e da vontade divina,enquadrando-se na linguagem atual como família nuclear.
Historicamente falando, consta que o termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também escravidão legalizada.
Consta também, segundo o Dicionário Etimológico da LínguaPortuguesa de José Pedro Machado, a palavra família entrou na nossa língua, no século XVI por via culta, através do latim 'família', que significava «o conjunto dos escravos da casa; todas as pessoas ligadas a qualquer grande personalidade.
Segundo ALVES (1977), no direito romano clássico a "família natural" cresce de importância - esta família é baseada no casamento e no vínculo de sangue. Afamília natural é o agrupamento constituído apenas dos cônjuges e de seus filhos, tendo por base o casamento e as relações jurídicas dele resultantes, entre os cônjuges, e pais e filhos.
No entanto, o conceito de família vem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e socioculturais do contexto em que essas famílias se encontram inseridas.Contemporaneamente, podemos contemplar uma diversidade de conceitos e arranjos familiares, onde não existe uma família ideal ou um modelo pré-determinado de família, existem famílias reais, independentes de suas configurações.
A luz da Constituição Federal de 1988, art. 226 afirma que “família é a base da sociedade, tem especial proteção do Estado”.
Este artigo nos diz que a família é base da sociedade,dando amplo entendimento de que a sociedade é aquilo que se constrói nos núcleos familiares que a compõem.
§ 3º Para efeito da proteção do Estado é reconhecida a união estável entre homem e mulher como instituição familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
§ 4º Entende-se, também, como instituição familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

APolítica Nacional de Assistência Social - PNAS, diz:

“... que estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidos por laços consanguíneos, afetivos e, ou, de solidariedade”.

Ainda, no âmbito da PNAS, para efeitos de benefícios de transferência de renda, considera “família” a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada poroutras que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por ela, todas moradoras de um mesmo domicílio.
Traz também, outro tipo de arranjo, denominado “famílias Conviventes” – que são famílias compostas de duas ou mais unidades nucleares, parentes ou não parentes, que residem em um mesmo domicílio, mas não compartilham rendas e despesas.

ESTRUTURAS FAMILIARES

Famílias...
tracking img