Resenha da tragetoria do serviço social no brasil de raquel rachelis

2006 palavras 9 páginas
Web Aula 1
Título: A multideterminação do humano e a formação de grupos

Olá, pessoal de Serviço Social !!!! Estou muito feliz em estar com vocês novamente nesse semestre, abordando a disciplina Psicologia Social. No semestre anterior, trabalhamos a disciplina de psicologia geral. Trilhamos teoricamente a história da psicologia, o desenvolvimento humano e as teorias da Personalidade. A partir desse semestre, vamos dar continuidade aos estudos da subjetividade humana, especificamente, a sua construção a partir de sua interação social. Para quem ainda não me conhece, o meu nome é Lisnéia, sou formada em psicologia e, além de exercer o trabalho na docência, eu também atuo na área clínica.
Bom, se o nosso intuito é conhecer o processo de construção do indivíduo a partir de suas relações sociais, e se o campo de estudo da psicologia social é possibilitar esse conhecimento, convido todos vocês a iniciar os nossos trabalhos.
Quero propor nessa primeira etapa de estudo resgatar, primeiramente, a multideterminação do ser humano. Será que nós nascemos prontos ou nos desenvolvemos ao longo da vida? Vamos buscar essa resposta agora. Para ter mais informações sobre essa área do conhecimento, acesse o site www.abrapso.org.br | | Será que as pessoas nascem com qualidades e defeitos? Quando alguém afirma: "você não tem jeito, nasceu para trair..." explicitamente está dizendo que a pessoa já vem pronta de fábrica, que suas características são inatas?Para entender melhor o indivíduo e suas relações, busca-se trilhar a linha teórica do materialismo histórico. A linha de pensamento desta teoria diz que o indivíduo não pode ser concebido como um ser natural, porque ele é um produto histórico, nem pode ser estudado como ser isolado, porque ele se torna humano em função de ser social.Resumindo "o homem é um ser sócio-histórico".O aspecto biológico que o indivíduo carrega quando nasce não é suficiente para garantir sua vida em sociedade.É necessário adquirir aptidões,

Relacionados