Porto seco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nesse trabalho iremos abordar sobre a necessidade do uso dos portos secos no Brasil, decorrente ao grande numero de importações e exportações que vêem crescendo no mercado Brasileiro, devido diversas mudanças econômicas, como por exemplo, a Globalização.
Para melhor compreensão do surgimento e necessidade dos portos secos no Brasil, iremos abordar sobre o comércio exterior que éenvolvido por diversos processos e departamentos da estrutura de comércio exterior brasileira. O comercio exterior pode ser definido como a compra e venda de mercadorias entre pessoas, ou seja, o vendedor entrega a mercadoria ao comprador, em troca o comprador paga o preço combinado ao vendedor. No comércio internacional o vendedor e comprador estão situados em países diferentes e para que aconteçaessa interação entre as duas partes, é necessário seguir uma série de regulamentações aduaneiras impostas pelo Brasil.
Um dos principais motivos pela importação ou exportação de produtos entre países é pela escassez de determinada matéria prima ou produto que o outro país tem, ou seja, se o Brasil não pode produzir algum produto por falta de tecnologia ou mesmo de condições naturais, recorrerá aoutro país que tem grande fonte de produção desse produto.
Essa interação entre vendedores e compradores estrangeiros, levou-se ao grande número de importação e exportação que cresceram de forma abrangente nos últimos anos, principalmente a partir nos anos 90 com a abertura da economia Brasileira realizada por Fernando Collor.
A justificativa desse trabalho é entender o motivo pelo qual foramcriados os portos secos, suas vantagens e desvantagens, regulamentação exigida e logística desse processo, assunto que é de interesse atual e de grande importância.
O objetivo é mostrar as funcionalidades, regulamentações, dificuldades, serviços fornecidos e toda operação que envolve os portos secos brasileiros. O crescimento de entradas e saídas de mercadorias no Brasil fez com que os portos eaeroportos ficassem congestionados e sem condições de atender a todo Brasil de forma ágil, com qualidade e eficiência. O governo Brasileiro enxergou a necessidade da criação dos EADI’s.
Porto Seco ou EADI’s (Estação Aduaneira Interior) é um recinto alfandegado privado, de uso público situado nas zonas secundárias voltado para desafogar os portos e aeroportos devido o grande número de cargas quechegam diariamente. A mercadoria quando chega ao porto/aeroporto pode ser transferida para o porto seco por meio do regime especial de transito aduaneiro, que permite o transporte da mercadoria sob controle aduaneiro, de um ponto a outro território nacional, com suspensão de impostos, o qual pode ser solicitado antes ou depois da chegada da carga no País.
O problema analisado neste trabalho foi aineficiência das operações dos portos e aeroportos (zona primária), dada a falta de investimento em infra-estrutura física e operacional (pessoas) e o crescente volume de operações de importação e exportação brasileiras, aliados a processo altamente burocratizado e, portanto moroso para desembaraço das mercadorias, tornando os custos destas operações elevados e o tempo necessário para tornar osprodutos disponíveis ao consumidor final cada vez maior.
A hipótese apresentada foi à utilização dos portos secos brasileiros para liberação das mercadorias importadas através de seus serviços, uma vez, que o serviços fornecidos serão mais rápidos, eficientes e com menor custo do que nos portos e aeroportos devido o grande volume de cargas.

CAPITULO I

1. O COMÉRCIO EXTERIOR
Comércio exteriorpode ser definido como a compra e a venda de mercadoria entre pessoas em países diferentes, onde o vendedor entrega a mercadoria para o comprador, e o comprador paga pela mercadoria recebida do vendedor.
A operação de comércio exterior está sujeita a diversas fiscalizações por parte do governo brasileiro, que tem como objetivo controlar tudo o que entra e sai do país, por meio de diversos...
tracking img