Uma analise da familia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cortella, Mario Sergio é um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor - titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação (Currículo), além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVPEC da FGV-SP e fez o programa "Diálogos Impertinentes" na TV PUC, no CanalUniversitário. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e é autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille, Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas, Não Nascemos Prontos! e O que a Vida me Ensinou - Viver em Paz para morrer em Paz.

INTRODUÇÃO

Qual é a tua obra é um livro, que se divide em três partesgestão, liderança e ética. Além de lançar o desafio do que é ser um verdadeiro líder e a capacidade de respeitar o outro como o outro e não como um estranho e edificar um conjunto, um sentido que honre nossa vida.

Ao fazer a leitura do livro já nos primeiros capítulos pode-se perceber que se trata de uma obra um pouco intrigante, pois em vários momentos da leitura há um ponto de interrogação,como não pensei nisso antes ou isso é verdade, já passei por isso. Foi o que aconteceu logo no inicio quando o autor fala da relação do homem com o trabalho, quando ele cita Adão e Eva e seus pecados a relação do homem com o trabalho como castigo e avançando as paginas e os capítulos pode-se enxergar de outra forma o trabalho e a vida profissional de uma pessoa.
O livro fala também da relaçãoempregado empresa, se o funcionário esta em uma empresa que investe nele, em seus estudos e consequentemente em seu crescimento profissional, ele estará lá para a vida toda, sendo fiel a empresa que ele trabalha, mais por outro lado o patrão que investi num funcionário que não lhe da resultado não vale apena estar com ele em sua empresa. Ou mesmo uma empresa que não ajuda o funcionário em nada ele ésomente uma ferramenta profissional, essa empresa não terá esse empregado por muito tempo, pois assim como o mercado é grande para que a empresa possa descarta um funcionário improdutivo, o mesmo mercado é suficientemente grande para abrir portas a um profissional que tem bagagem e conhecimento para oferecer.

Em todo o livro o autor fala da ética, da liderança, no inicio não se da nada pelolivro mais ao começar a ler ele nos prende a uma realidade conjunta, vivenciada dentro e fora das organizações.


A NOSSA CASA

Porque não começar a organização profissional dentro de casa, na maneira de agir, de lidar com certas dificuldades, pois no dia a dia vivenciamos muito do comportamento organizacional, pois existe uma sempre uma frase que já virou chavão dentro das organizações que é“não misturo vida profissional com pessoal”, quando sem perceber já esta tudo junto e misturado.

No ponto que o autor fala sobre a relação do homem com o trabalho e que cita que o trabalho manual e feito por pessoas sem instruções, ou seja, pessoas que não prosseguiram com seus estudos para pleitear um espaço profissional melhor na sociedade, ai elas tem que partir para o serviço que nãoexigem muito do intelecto e sim do braçal que só precisam de pessoas com braços fortes e saúde física em dia. Muito interessante o exemplo que ele deu quando o pai diz ao filho se você não estudar não vai ser nada vai virar lixeiro, dando ênfase em quando não se estuda não escolhe-se a profissão agarra-se a que aparecer. E o exemplo sobre os bombeiros que são profissionais que não ganham tanto oquanto merecem mais são pessoas que andam de cabeça erguida nas ruas por onde passam e toda sociedade tem orgulho deles e de sua instituição.



ÉTICA
A palavra ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética são de valores morais e princípios que guiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um bom senso e bom funcionamento social, possibilitando...
tracking img