Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Usina Hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
Funcionamento:
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa portubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.



Normalmente as usinas hidrelétricas sãoconstruídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.
A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis poraproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas. As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.
A maior usinahidreletrica do Brasil :
No rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, está localizada a maior usina hidrelétrica do país: Itaipu.
Anualmente, a usina produz entre 90 milhões e 95 milhões de MWh (megawatts-hora), quantidade suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por três anos. O recorde de produção é de 2008, quando 94,6 milhões de MWh foram gerados.

Vantagens:
A produção dessetipo de energia é limitada em virtude das condições naturais necessárias, porém, apesar de sua limitação, apresenta vantagens em relação a outros tipos de fontes energéticas (petróleo, carvão e energia atômica). Dentre as vantagens estão:
* Não gera diretamente poluição
* A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural.
* Não há resíduospoluentes.
* Há baixo custo da geração de energia
* Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.
* Crescimento do turismo na região.
* A água é um recurso renovável e não esgota.
Desvantagens:
* Para fazer uma hidrelétrica é necessário fazer um lago artificial, o que inunda grandes áreas debiomas naturais (florestas, savanas…)
* Devido à decomposição da vegetação submersa são emitidas consideráveis quantidades de metano que contribui 21 vezes mais com o aquecimento global que o metano.
* É necessária a mudança de local das pessoas que moram nos territórios que sediarão a usina. No Brasil mais de 330 mil pessoas já saíram de suas casas por esse motivo.
* Altera levementealguns detalhes no ambiente como a umidade e o ciclo das chuvas o que pode causar problemas ao ecossistema local.
* Em alguns casos é necessário mudar o curso natural do rio o que pode prejudicar ecossistemas.
* Pode aumentar o nível do rio por causa do represamento.
Usina Termelétrica
Uma usina termelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é ageração de energia elétrica, através de um processo que consiste em três etapas.
Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.
A segunda consiste na utilização deste vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador elétrico.
Na...
tracking img