Um estudo sobre a politica cambial no brasil na decada de 80

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CAMPUS TEODORO SAMPAIO

MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA









UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA CAMBIAL NO BRASIL,
CONSIDERANDO A DÉCADA DE 80, E SUAS PERSPECTIVAS PARA
A DÉCADA DE 90: os Impactos no Nível de Produção e Emprego.











José Roberto ROSSETTOSão Paulo

1995




































“Assumir uma atitude responsável perante o futuro sem uma compreensão do passado é ter um objetivo sem conhecimento. Compreender opassado sem um comprometimento com o futuro é conhecimento sem objetivo”.



Ronald T. Laconte






Agradecimentos



Esta monografia reúne resultados de pesquisas intensivas sobre a Política Cambial do Brasil realizadas durante longo período acadêmico. Muito agradeço o estímulo eincentivo dos professores Raphael Bicudo, Silvana Menezes e Manolita Correia Lima.


Gostaria de agradecer também a todos os professores de economia da Universidade Paulista - UNIP, e também as pacientes bibliotecárias da Universidade, que colaboraram para a pesquisa deste estudo.


Gostaria de dedicar este trabalho acadêmico aos meus pais, Hilda C. P. Rossetto e José Rossetto. E também aminha irmã, Fabiana A. Rossetto e a minha namorada Samara, que muito me ajudaram e incentivaram para que esta monografia fosse realizada.


Todos os erros e opiniões que permanecem no texto são da inteira responsabilidade do autor e não das pessoas mencionadas ou das instituições onde atuam.






Sinopse



A presente monografia visa estudar a Política Cambial no Brasil durante adécada de 80 e suas perspectivas para a década de 90, discutindo os impactos no nível de produção e emprego.


A importância da Política Cambial no equilíbrio do Balanço de Pagamentos é o maior destaque neste trabalho, pois o equilíbrio do Balanço de Pagamentos e a utilização de uma Taxa de Câmbio favorável são dois grandes problemas enfrentados nos últimos anos pelo governobrasileiro.


Para finalizar, no presente trabalho, concluímos que para o problema do equilíbrio do Balanço de Pagamentos durante a década de 80, perante déficts sucessivos, a melhor solução foi o uso da política das minidesvalorizações cambiais, e que na atual conjuntura o Brasil necessita repensar sua Política Cambial para reverter os déficits do Balanço de Pagamentos, pois a atualvalorização da moeda, perante os estudos analisados, não é viável a um país como o Brasil, que possui inflação acima de 20% a.a..






Índice




Sinopse.........................................................................................................................04


Índice deTabelas..........................................................................................................06


Introdução.....................................................................................................................07



Capítulo 1 - A Política Cambial e a Década de 80.......................................................10

1.1. Introdução Histórica.............................................................................101.2. O Balanço de Pagamentos....................................................................13
1.3. O Ajuste de 1981 e a Manipulação da Taxa Cambial...........................15
1.4. O Ano de 1981 e a Difícil Retomada do Superávites Comerciais........16
1.5. O Brasil Busca Ajuda Junto ao FMI.....................................................19...
tracking img