Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho visa analisar sob o ponto de vista teórico e empírico os principais determinantes do crescimento econômico na China nas últimas décadas, sendo que a análise histórica e os resultados apontam para o papel crucial desempenhado pela condução da política cambial, o desempenho das exportações e o papel dos fluxos de capitais, em especial sob a forma de investimento diretoestrangeiro (IDE).
A economia chinesa tem se destacado quando comparada com as demais economias emergentes e em desenvolvimento, no que tange às elevadas taxas de crescimento verificadas no período pós-reforma, que se inicia a partir do final dos anos 70. Existem vários aspectos (condicionantes) associados a tal fenômeno, dentre os quais se destacam as altas taxas de investimento, a maior aberturacomercial e financeira, o regime cambial rígido, investimento em capital humano, dentre outros. Tendo tais aspectos como referenciais, o foco deste trabalho recai sobre o entendimento da dinâmica do crescimento econômico na China tendo por base os seguintes condicionantes: a taxa de investimento; o grau de abertura comercial; os investimentos direto estrangeiros (IDE); e a taxa de câmbio.1
A estruturado trabalho encontra-se dividida em três seções além das considerações finais. Inicialmente será feita uma breve discussão sobre o crescimento econômico na China, de forma a ressaltar o que diz a literatura e quais são as principais evidências empíricas sobre o crescimento econômico chinês. Na seqüência, o esforço está concentrado no entendimento e na análise de alguns dados relevantes sobre oscondicionantes do crescimento econômico, incluindo a formação bruta de capital fixo, os investimentos direto estrangeiros, a taxa de câmbio, o grau de abertura comercial e o desempenho das exportações. A terceira seção apresenta inicialmente uma breve revisão da literatura no intuito de justificar a escolha das variáveis a serem utilizadas na análise econométrica, e num segundo momento sistematiza osresultados da análise empírica relacionados à estimação de um modelo de vetores auto-regressivos e os testes de causalidade de Granger.
CRESCIMENTO ECONÔMICO NA CHINA: ASPECTOS TEÓRICOS E EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS
A presente seção visa sistematizar algumas lições sobre o excepcional crescimento econômico chinês verificado nas últimas décadas, a partir da revisão de trabalhos empíricos focados naquestão do crescimento econômico. Um segundo objetivo é estabelecer alguns parâmetros de comparação entre o desempenho da China e das demais economias emergentes e em desenvolvimento, embora aqui não se pretenda investigar empiricamente e de uma maneira mais detalhada as diferenças entre tais economias que poderiam explicar padrões bem distintos de desempenho econômico.
O estudo elaborado por Fang eMeiyan (2002) sugere que o crescimento econômico chinês é sustentável e tem condições de manter taxas similares de crescimento econômico nos próximos anos, quando comparadas com as taxas das duas últimas décadas (em torno de 9% ao ano). A justificativa para tal constatação está atrelada ao argumento de que as principais fontes de crescimento continuam presentes e terão impacto sobre o crescimentodo produto de maneira similar ao já verificado nos últimos vinte anos.
Os dados da tabela 1 permitem uma comparação entre as taxas de crescimento do PIB no período de 1991 a 2003 para vários países e regiões. Percebe-se claramente que a média da taxa de crescimento do PIB da China no período analisado foi de 11,45%, que está bem acima de todos os demais países considerados individualmente oumesmo quando se consideram regiões como a América Latina e Caribe (3,85%) e a Ásia (7,87%).2 Deve-se ressaltar que o cálculo das taxas de crescimento do PIB em US$ acaba acarretando algumas distorções, como acontece com o Brasil em 1999 e a Argentina em 2002, anos estes em que ocorreram os colapsos dos regimes cambiais destes países, cujo resultado foi uma significativa desvalorização cambial que...
tracking img