Um estudo de caso sobre a customização em massa como uma proposição estratégico-operacional para os segmentos bancários de alta renda.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 166 (41486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Daniel Luiz Novaes Machado

Um estudo de caso sobre a customização em massa como uma proposição estratégico-operacional para os segmentos bancários de alta renda.

São Paulo 2009

2

Daniel Luiz Novaes Machado

Um estudo de caso sobre a customização em massa como uma proposição estratégico-operacional paraos segmentos bancários de alta renda.

Dissertação apresentada à escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas. Campo de Conhecimento: Gestão da cadeia de suprimentos, logística e operações.


São Paulo 2009

3

Machado, Daniel Luiz Novaes. Um estudo de caso sobre a customizaçãoem massa como uma proposição estratégico-operacional para os segmentos bancários de alta renda / Daniel Luiz Novaes Machado. - 2009. 141 f. Orientador: Stavros Panagiotis Xanthopoylos Dissertação (MPA) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. 1. Produção em massa. 2. Bancos – Planejamento estratégico. 3. Bancos – Serviços ao cliente. I. Xanthopoylos, Stavros Panagiotis. II. Dissertação(MPA) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. III. Título.

CDU 658.526

Um estudo de caso sobre a customização em massa como uma proposição estratégico-operacional para os segmentos bancários de alta renda.



São Paulo 2009

5

“Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai de eternidade em eternidade. Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e amajestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.”

(1 Crônicas 29.1

7

Resumo

O futuro da competição nos negóciosbancários voltados ao segmento de pessoas físicas de alta renda é marcado por oportunidades, ou seja, novos modos de competição em negócios. Uma dessas oportunidades de competição é tratar dos diferentes modos de como os produtos (cartão, crédito, investimentos e seguros), agências bancárias, canais (internet banking) e gerência podem ser alvo da proposição estratégico-operacional de customização emmassa.

A customização em massa surge, portanto, como uma nova fronteira a ser explorada, principalmente no que se refere à sua aplicação aos segmentos bancários de pessoas físicas de alta renda. O princípio da variedade e customização através da flexibilidade e responsividade exigem novos meios de administração e novas utilizações da tecnologia. Além disso, compartilha elementos de abordagensanteriores de administração, mas também exigem novas visões e estratégias, novos métodos de desenvolvimento, produção, comercialização e entrega de produtos e serviços, e, novas formas de organização mais adequadas aos tempos turbulentos.

Palavra-chave: customização em massa.

8

Abstract

The future of competition for banking businesses (the banking industry) aimed at the segment ofindividual on a high income is marked by opportunities, i.e., new ways of business competition. One of the competition opportunities is grounded on the discussion on how the strategic-operational proposition of mass customization can be targeted at products (e.g. credit/debit cards, credit, investments and insurance), bank branches, internet banking and management.

Mass customization, therefore,arises as a new boundary to be explored, mainly when applied to the banking segment of individuals on a high income. The principle of variety and customization by flexibility and responsiveness demands new uses of technology. It shares elements with the former managerial approaches, yet demands also new views and strategies, new methods of development, production, merchandising (commercializing)*...
tracking img