Um antropologo em marte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESTRIÇÃO SENSORIAL E VISÃO RESTAURADA: Um Antropólogo em Marte - Ver e não ver (Oliver Sacks)

Universidade Paulista – UNIP
2º semestre de 2011.

O capítulo “Ver e não ver” do livro “UmAntropólogo em Marte”, de Oliver Sacks, conta a história de Virgil, um homem que após 45 anos de cegueira consegue, através de uma cirurgia, voltar a enxergar.
Virgil, ao nascer, parecia um bebê sem muitosproblemas, porém já sofria por ter uma visão fraca. Com 3 anos adquiriu uma meningite, que o deixou praticamente cego.
Virgil, apesar das dificuldades, levava uma vida comum. Mas foi depois de secomprometer com Amy que sua vida mudou.
Intencionada a ajudar Virgil, Amy apresentou-o ao Dr. Scott Hamlin, um oftalmologista disposto a curá-lo da cegueira.
Assim, Virgil é submetido a cirurgias ecom muito esforço volta a ver. No entanto, o resultado não foi exatamente o esperado.
Em casos como o de Virgil, no qual se passou tanto tempo (praticamente toda a vida) sem ter noção de profundidade,espaço, cor e forma é difícil apreender tudo de maneira repentina. É preciso treinar os olhos e trabalhar a percepção visual. É como se ele visse mas não enxergasse.
A não decodificação dos objetosvistos por Virgil é chamada Agnosia.

“A Agnósia é uma patologia caracterizada pela deterioração da capacidade de reconhecimento ou identificação de objectos, mantendo-se a função sensorial intacta.Um indivíduo pode manter a acuidade visual normal e não ter capacidade de reconhecer uma caneta, familiares ou a sua própria imagem no espelho.”

Letras, alimentos, objetos, rostos, tudo era novo emerecia total atenção. Muito tempo foi preciso para que Virgil pudesse se adaptar ao novo mundo, ainda assim isso não se deu por completo.
Passado um tempo, entre reajustes e adequações, e como nadaé estável, outros problemas trouxeram-lhe a cegueira novamente. Dessa vez, sem nenhuma chance de recuperação.

“Mas aí, paradoxalmente, veio uma libertação, na forma de uma segunda e derradeira...
tracking img