Ultima hora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho apresentaremos um pouco da história do jornal  Última Hora, que, na contrariedade, como um jornal de apoio a Getúlio Vargas. Entretanto, o que realmente marcou este periódico na história brasileira, foram todas as mudanças implementadas em sua produção jornalística, que garantiram a sua sobrevivência, mesmo indo pela contramão da orientação editorial da maioria damídia.
Criado pelo jornalista Samuel Wainer, o Última Hora circulou em um momento rico historicamente e conturbado politicamente. O nascimento do veículo já mostra a sua veia política: em 1951, nasceu no Rio de Janeiro sob a chancela do então presidente da República, Getúlio Vargas.

A primeira edição da Última Hora, foi lançada em 12 de junho de 1951. O jornal nasceu em um período de forteefervescência política e social. Getúlio Vargas, que governara o país por quinze anos, estava novamente no poder após grande vitória eleitoral. Apesar de não passar nem seis anos fora do poder, a conjuntura política era inteiramente diversa. Uma das grandes mudanças que o governo democrático de Getúlio enfrentou, foi a relação com a imprensa.
Durante o Estado Novo, o controle sobre os meios decomunicação era expressivo. Quando assumiu novamente a Presidência da República, em 1951, Getúlio Vargas se deparou com o que Samuel Wainer chamou de ‘A conspiração do silêncio’: a imprensa só falaria do seu governo para criticar.
O próprio Wainer nunca negou que o Última Hora fosse um jornal ‘a favor do governo.’ A ideia da criação do jornal, inclusive, havia sido dada a Wainer pelo próprio Vargas, quebuscava apoio na imprensa, já que a maioria fazia oposição a ele.
Wainer havia conhecido Vargas anos antes, quando era repórter dos Diários Associados. E os dois se tornaram amigos. Além de Getulista, o Última Hora também adotava uma linha popular para dar início a um tipo de ‘imprensa independente’. O jornal fez sucesso e chegou a rivalizar com O Globo, no Rio. Em 1952, nasceu uma versãopaulista. Em 1955, espalharam-se edições locais em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Niterói. Curitiba, Santos, Bauru e ABC paulista.
‘Jornal de oposição a classe dirigente e a favor de um governo’, nas palavras de Wainer.
Em 20 anos de publicação, o jornal acompanhou a ascensão e a morte de Getúlio Vargas, a construção de Brasília, a chegada do homem a lua, a conquista do bi e do tricampeonatomundial pela Seleção de Futebol, a ditadura política no Brasil, etc. No jornal, participaram colunistas como Chacrinha, Stanislaw Ponte Preta, Nelson Rodrigues, entre outros.
Em 1964, Wainer exilou-se do País por conta da ditadura militar. Voltou em 1968. Pouco depois, em 1971, vendeu o Última Hora. Ao passar para outros donos, o jornal mudou completamente a sua linha editorial. Quem comprou foia Empresa Folha da Manhã S/A que também era dona do jornal Folha de São Paulo, cujos proprietários eram Carlos Caldeira Filho e Octávio Frias de Oliveira, conforme documentos registrados na Junta Comercial do Estado de São Paulo, no Cartório de Registros de Títulos e Documentos.

Foto feita em 1951 mostrando a sede do jornal Última Hora de propriedade de Samuel Wainer e também do Diário Carioca. Pelafoto a construção está no seu estagio final, pois a inauguração do jornal aconteceu em 12 de junho de 1951. Infelizmente esta construção não existe mais.

Um pouco de Samuel Wainer e sua relação com o governo

Vargas ganhou as eleições de 1950. Para romper o cerco imposto pela grande imprensa do país, Vargas começou a pensar num jornal que, sem ser do governo, pudesse defender suasiniciativas, e escolheu Samuel Wainer para viabilizá-lo.
Com financiamentos concedidos pelo banqueiro Válter Moreira Sales, por Euvaldo Lodi, presidente da Confederação Nacional da Indústria, e pelo industrial Ricardo Jafet, presidente do Banco do Brasil, Wainer adquiriu o parque gráfico da empresa Érica e o prédio onde ele estava instalado. Oferecendo esses bens ao Banco do Brasil como garantia,...
tracking img