Ufc - mkt desportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

|[pic] |


O UFC se auto-intitula a mais importante organização de Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts - MMA), mas sua história é cheia de altos e baixos e muita controvérsia. Depois de quase fechar as portas na década de 90, este campeonato de MMA se reinventou e atraiu uma nova legião de fãs.


O UFC promove e hospeda eventos deMMA, que apresentam várioscombates. Cada confronto é uma luta entre dois competidores. Semelhantemente ao boxe, as lutas são divididas em rounds e são supervisionadas por um árbitro, ainda que os eventos da MMA sejam mais complexos do que uma luta de boxe.


Os confrontos padrão do UFC estão limitados a três rounds (já os de outros campeonatos têm um limite de cinco), com cinco minutos para cadaround. Os lutadores têm um minuto de intervalo entre os rounds. Ao contrário do boxe, onde os atletas podem lutar apenas usando os punhos e dar golpes só acima da cintura, no MMA os lutadores podem dar socos, chutes, cotoveladas, golpes de joelho, e sujeitar o adversário, imobilizando-o para vencer a luta. Podem ser dados golpes acima e abaixo da cintura (com poucas restrições). Logo no início, osUFCs alegavam que seus eventos eram do tipo luta sem regra alguma, mas essa qualificação era inadequada. Desde as primeiras lutas de UFC, os atletas eram obrigados a seguir certas regras, incluindo:

• não atingir os olhos
• não procurar rasgar a boca do adversário (usar os dedos para "fisgar" a boca do outro)
• não dar golpes na virilha

A comissão de atletismo do Estado deNevada, responsável pelos regulamentos de todas as apresentações de boxe e artes marciais no Estado, caracteriza 31 faltas. As faltas podem penalizar ou desqualificar um atleta. Nem todas estão diretamente relacionadas à violência física, por exemplo, considera-se falta agarrar nas cordas, usar linguagem ofensiva dentro do ringue, fingir que está machucado ou deixar cair a proteção bucal com o objetivode atrasar a luta. A lista completa das faltas encontra-se no site do UFC (em inglês).


Além disso, o UFC segue a política contra drogas da comissão de atletismo do Estado de Nevada, que proíbe expressamente o uso de qualquer droga, especialmente as drogas para aumento de desempenho. O lutador é impedido de lutar se o teste indicar que usou drogas, podendo ainda enfrentar processo disciplinar.Se ficar comprovado que um lutador venceu sob efeito de drogas, a comissão poderá mudar o resultado da luta.


A seguir, veremos os princípios básicos do UFC e onde as lutas acontecem.




A história do UFC
|Publicidade do primeiro evento de UFC |


O Ultimate Fighting Championship foi uma invenção de Rorion Gracie, especialista no jiu-jitsu brasileiro, e de Arthur Davie,publicitário. Gracie queria promover a escola de artes marciais de sua família, centrada em técnicas voltadas para lutas verdadeiras e que descartava as mais indicadas para exibições ou demonstrações de estilo. Antes de se dedicar ao UFC, a família Gracie se tornou legendária por "O Desafio de Gracie", um convite aberto aos especialistas de qualquer técnica de luta para enfrentarem, numa luta real, ummembro da família Gracie ou um dos estudantes de seus cursos.


Davie lançou a idéia de um torneio de artes marciais no grupo de entretenimento Semaphore (Semaphore Entertainment Group - SEG). Nesse torneio, especialistas em diferentes disciplinas das artes marciais se enfrentariam mutuamente para determinar qual o melhor estilo de luta. Segundo relatos, foi um dos empregados da SEG, chamadoMichael Abramson, que usou pela primeira vez a expressão "O Campeonato de Vale-Tudo (The Ultimate Fighting Championship)". Em 12 de novembro de 1993, o SEG estreou o primeiro evento de UFC. Mais tarde, o evento seria conhecido como UFC 1.


O evento era organizado como um torneio (a maioria dos primeiros eventos de UFC seguiam esse padrão). O vencedor de uma luta era deslocado pela regra do...
tracking img