Tutorial xp pc travando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 (Fonte da imagem: Reprodução Windows XP)
Apesar de assustar a maioria dos usuários, com conhecimento e um pouco de paciência, todo erro pode ser resolvido. Descubra neste artigo quais são os principais motivos para o Windows deixar de funcionar e como proceder para recuperá-lo.
A memória RAM pede socorro
Assim como em qualquer sistema operacional, ao inicializar o Windows são carregadosdiversos arquivos e recursos da plataforma. Por ser a responsável pelo armazenamento temporário de informações, a memória RAM é um dos componentes mais exigidos. Caso essa peça esteja com algum problema ou mal-encaixada, ela pode não oferecer o seu desempenho máximo, acarretando no chamado despejo de memória física.
Com isso, o gerenciador de memória não consegue transferir a quantidade de dadossolicitada pelo procedimento, sobrecarregando o componente. Devido a tal exigência, a inicialização do sistema pode ser interrompida, ocasionando a clássica tela em que a barra de carregamento do Windows torna-se estática.
Soluções possíveis
Para resolver esse problema, o primeiro passo é verificar se o pente de memória RAM está devidamente encaixado. Confirme também que o componente não esteja sujo– com camadas grossas de poeira, por exemplo.
Ao fazer a limpeza da peça, use álcool isopropílico na placa e borracha nos contatos dourados. A técnica da borracha, apesar de simples, realmente funciona (como você pode acompanhar no artigo “Mito ou verdade: passar borracha nos pentes de memória ajuda no desempenho do PC?”).

No momento de manipular o pente de memória RAM, é preciso tomar algunscuidados, como evitar o contato das mãos com os componentes eletrônicos e o atrito da placa com superfícies ásperas. Para evitar que a situação fique ainda pior, leia “Manutenção de PCs: instalando memória e placa de vídeo” antes de começar a mexer no PC.
Se o problema era a má conexão da peça, o Windows voltará a carregar normalmente. Caso a falha persista, possivelmente, a memória RAM possuaalgum problema de operação. O seu PC nem chega a finalizar o carregamento do Windows? Então siga o teste de memória descrito neste artigo para averiguar se o componente está funcionando corretamente.
Para as máquinas que permanecem ligadas por alguns minutos, o usuário pode usar alguns softwares para realizar essa verificação, como o Everest Ultimate Edition e o MemTest.
Aquecimento do processadorOutro componente bastante exigido na inicialização do sistema operacional é o processador. Assim como acontece na memória RAM, se o chip estiver mal conectado ou apresentar erro de funcionamento, o Windows não será carregado. Além do congelamento do procedimento, semelhante ao ocorrido com falhas do pente de memória, o superaquecimento do processador pode reiniciar a máquina constantemente.Soluções possíveis
Antes de qualquer decisão precipitada, verifique se o processador está corretamente encaixado. Não sabe como fazer isso? Leia o artigo “Manutenção de PCs: colocando processadores” e aprenda como manipular o componente com segurança.
Caso o erro continue, você deve verificar a temperatura da peça. Essa informação pode ser encontrada pela BIOS. Clique aqui para conhecer algumaspremissas para configurar esse sistema indispensável para qualquer máquina.
O local no qual a temperatura do chip é exibida pode variar de acordo com a fabricante (geralmente é chamado de “Hardware Monitor”), mas com essas dicas você conseguirá navegar pelas opções da BIOS sem dificuldade. Cada dispositivo tem uma temperatura máxima aceitável. Procure a marca e modelo do componente instalado epesquise no site do fabricante.
Se o superaquecimento do processador for confirmado, uma saída é trocar a pasta térmica do componente, a qual é responsável por dissipar o calor da peça durante sua operação. Com o tempo, essa pasta pode ressecar e perder sua eficiência. Aprenda a aplicar a pasta térmica clicando aqui.

Os programas Prime95 e FFT-z são sugestões para você testar o desempenho do...
tracking img