Tutorial eclipse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Instalação do Java
Iremos instalar o Java em sua máquina. A instalação na verdade é feita em duas partes: a primeira é a instalação do JDK que é o kit de desenvolvimento, ou seja, o compilador; o segundo passo é o JRE que é uma máquina virtual para rodar aplicações desenvolvidas em Java. Você já deve estar com o arquivo de instalação baixado do site da Sun, então siga os passos para instalara máquina virtual Java: 1. Execute o arquivo para iniciar a instalação 2. Na tela de licença selecione “I accept the terms in the license agreement” e clique em Next.

Figure 1.1 - Aceitação da Licença

3. Na janela de Custom Setup podemos escolher algumas características da instalação, normalmente deixamos do modo padrão como mostrado na figura abaixo. Clique em Next.

Figure 1.2 -Configuração da Instalação do Kit de Desenvolvimento

4. Bom agora basta esperar o final da instalação do kit de desenvolvimento para instalarmos a máquina virtual, que será executada automaticamente após a instalação do jdk.

Figure 1.3 - Instalação do Kit de Desenvolvimento

5. Na janela de configuração da instalação da máquina virtual, podemos modificar algumas características da instalação,mas, como na instalação do kit de desenvolvimento, normalmente deixamos no modo padrão como mostrado na figura abaixo. Clique em Next.

Figure 1.4 - Configuração da Instalação da Máquina Virtual

6. A instalação da máquina virtual permite instalar uma integração com os navegadores como o Internet Explorer e o Mozilla (Firefox). Essa integração serve para rodarmos programas Java a partir depáginas html. Para isso basta selecionar qual integração deseja e clicar em Next.

Figure 1.5 - Integração com Navegadores

7. Pronto, agora é só esperar a instalação da máquina virtual.

Figure 1.6 - Instalação da Máquina Virtual

8. Pronto, a instalação foi concluída com sucesso. Clique em Finish.

Figure 1.7 - Conclusão da Instalação

2. Instalação do Eclipse
A instalação do eclipse ébem simples, basta descompactar o arquivo em um local desejado.

3. Configurações Iniciais
Vamos ter o primeiro contato com a ferramenta de programação. Vou mostrar aqui as principais telas e configurações para um melhor ambiente de desenvolvimento. A primeira coisa que temos que fazer, é executar o arquivo eclipse.exe que está dentro da pasta onde o eclipse foi descompactado. Ao executar oeclipse a primeira janela que aparece é de seleção de Workspace como mostrado abaixo.

Figure 3.8 - Escolha do Workspace

O Workspace nada mais é que um diretório onde serão criados os novos projetos. Existe um check box escrito “Use this as the default and not ask again”, se habilitarmos essa opção isso fará com que o eclipse utilize esse Workspace como o padrão para as próximas aberturas e nãomais mostrará essa janela. Isso é usado quando só temos um Workspace, mas podemos usar vários Workspaces para organizar melhor nosso trabalho. Escolha o Workspace com o botão Browse e clique em OK. A primeira vez que executamos o eclipse aparece uma tela de Wellcome, nessa tela podemos ver algumas funcionalidades do Eclipse e Tutoriais, para passarmos à frente clique em Workbench como mostrado najanela abaixo ou feche essa tab.

Figure 3.9 - Janela de Wellcome

Agora com o Eclipse aberto podemos começar a explorar as janelas e configurações.

Figure 3.10 - Ambiente de Desenvolvimento

O Eclipse é uma ferramenta de uso geral que pode ser configurado para várias tarefas utilizando plug-in. O Eclipse vem preparado para desenvolvimento em Java, mas facilmente podemos instalar umplug-in chamado CDT para programarmos em C/C++ utilizando a mesma interface. Para organizar essas várias interfaces de programação, o Eclipse utiliza perspectivas. Podemos ver que estamos com a perspectiva Java ativada no canto superior direito da tela, como mostrado na figura abaixo.

Figure 3.11 - Botões de Perspectiva

Podemos abrir outras perspectivas acessando o menu Window – Open...
tracking img