Turorial recompilar kernel linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Integrantes:
Fábio Conrado Ortolan
Eric Pereira
Michel Pereira
Clodoaldo Antunes Garcia

TUTORIAL PARA RECOMPILAR
KERNEL NO LINUX

Versão do kernel: 3.5.3
Onde baixar: www.kernel.org
Motivo de optar pela versão 3.5.3: mais atualizada e mais compatível com hardwares diversos, não foi encontrado informações sobre bugs na versão anterior.

Por que recompilar o kernel?
A primeiraintenção é otimizar (ou personalizar) o kernel para o seu hardware afim de melhorar sua performance e suportar todos os dispositivos.
Você também pode querer atualizar o sistema, obtendo suporte a novos recursos e dispositivos de hardware.
Ou você pode querer se livrar de BUG's.
Passo a Passo:
1 – Baixe o pacote com código-fonte do kernel 3.5.3 em http://www.kernel.org.$ wgethttp://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v3.0/linux-3.5.3.tar.bz2
2 – Logue como superusuário:$ su
3 – Descompacte o arquivo:# tar xjvf linux-3.5.3.tar.bz2 -C /usr/src
4 – Crie o link simbólico /usr/src/linux apontando para /usr/src/linux-3.5.3 e depois acesse a pasta do kernel: # ln -sf /usr/src/linux-3.5.3 /usr/src/linux # cd /usr/src/linux
5 – Edite o arquivo Makefile para personalizar a versão de suacompilação. Altere a variável EXTRAVERSION na quarta linha para um valor que deseje, como por exemplo -i386-c1. Salve este arquivo.
# vi Makefile

VERSION = 2PATCHLEVEL = 6
SUBLEVEL = 7
EXTRAVERSION = -i386-1

*Se estiver utilizando “vi” digite “:wq” para salvar e sair do arquivo

6 – Caso você já tenha compilado o kernel anteriormente, execute o comando “make mrproper” para retornarao padrão os arquivos de configuração do kernel:
# make mrproper

*O arquivo /usr/src/linux/Documentation/Changes contém uma lista do software mínimo que deve estar corretamente instalado na máquina antes de iniciar a compilação.
Não é aconselhável iniciar a compilação do kernel sem antes ter certeza de que o mínimo de software está instalado, existe um script que pode auxiliar nisto. O script/usr/src/linux/scripts/ver_linux imprime na tela uma lista do software mínimo e suas respectivas versões que estão instalados na máquina. Compare esta lista com o documento citado acima. Para executar este script digite:
# sh scripts/ver_linux **Nem tudo na lista informada é obrigatório. Por exemplo, se você não configurou o suporte a ISDN, não é necessário ter instalado na sua máquina osoftware isdn4k-utils.

***O arquivo /usr/src/linux/.config armazena a configuração do kernel. Basicamente, este arquivo descreve o que deverá ser incorporado ao kernel (y) e o que deverá ser criado como módulo (m). Incorpore ao kernel apenas o necessário, possibilita uma maior performance por parte do sistema. O kernel Linux pode ser modular, ou seja, o suporte básico fica incorporado ao kernelconstantemente e o suporte a outros dispositivos, como por exemplo, uma placa de som, pode ser configurado como módulo. Assim sendo, este módulo da placa de som é carregado na memória e plugado ao kernel apenas quando for necessário otimizando o sistema.

7 – Execute a ferramenta de configuração com o comando: # make menuconfig
- Marque com * itens que serão incorporados ao arquivo do kernelcomo por exemplo, sistemas de arquivos que você utiliza ou vai utilizar em suas partições.
- Marque com m itens que serão criados como módulo, ou seja, serão plugados ao kernel apenas quando houver necessidade de uso.

8 – Após a configuração do kernel, vamos compilá-lo realmente. Para isto, execute o comando: # make bzImage 9 – Após a compilação do kernel, vamos instalar os módulos comos seguintes comandos:
# make modules# make modules_install

10 – Copie o kernel (bzImage) para o diretório /boot. O arquivo está no diretório de acordo com a arquitetura que você estiver utilizando. # cp /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz-3.5.3-i386-c1(nomeie o arquivo de acordo com a sua versão) 11 – Copie o arquivo System.map para /boot: # cp /usr/src/linux/System.map...
tracking img