Tudo sobre a parceria china-africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome : Karolina Paolino n° 22 3°A


Chineses anunciam 20 bilhões de dólares em investimentos na África, reafirmando interesse nas matérias-primas do continente. Africanos precisamdefinir quais vantagens querem da parceria, como transferência de know how.
Gigantescas reservas de alumínio e de minério de ferro ainda repousam debaixo da terra em Guiné, no oeste africano. Osparcos recursos e a falta de infraestrutura impedem o país de explorar melhor suas matérias-primas. Os chineses estão mudando esse quadro, segundo Amara Camara, embaixador da Guiné na França.
"A China éum grande parceiro nosso, que nos acompanha em nossos projetos de mineração", explicou Camara em entrevista à Deutsche Welle. Os chineses também estão construindo uma usina hidrelétrica em Kaleta quecom suas três poderosas turbinas deverá resolver os problemas de eletricidade do país a partir de 2015.
Guiné é apenas um exemplo da participação chinesa em diversas áreas na África. Já há algumtempo, há engenheiros chineses em Angola, África do Sul e Nigéria. Também em regiões remotas do continente eles estão construindo estradas e barragens e abrindo túneis em minas. Obras estas financiadascom recursos de Pequim.
Combustível para as máquinas
O especialista em economia africana e ex-primeiro-ministro da República Centro-Africana Martin Ziguélé não se surpreende com a ambição chinesa deduplicar seus investimentos na África. Novas obras de infraestrutura e empreendimentos econômicos no continente deverão receber 20 bilhões de euros de Pequim nos próximos três anos. Segundo ele, aChina está atrás de matérias-primas e de mercados para sua produção.
Ziguélé destaca que, como a economia chinesa anda bastante aquecida, ela precisa de combustível novo para continuar funcionando, comouma máquina a vapor. "Por isso os chineses estão se transferindo para a África, em busca de matérias-primas", avalia.
É exatamente isso que vem preocupando muitos africanos. Críticos afirmam que,...
tracking img