Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[Introduzir o Título do Artigo Aqui]

Introdução
O presente trabalho debruçar-se á sobre o turismo, evolução histórica, tipos de turismo, principais centros turísticos e seu impacto.
O Turismo não é um fenómeno novo, pois muitas civilizações anteriores ao século XIX, já o conheciam e ao mesmo tempo, também o praticavam. A civilização ateniense já praticava turismo, pois existiam nos subúrbiosde Atenas residências secundárias, que seriam casas de férias. Entre os romanos, as termas reuniam as classes privilegiadas como as de Pompeia ou Miróbriga. Tal como hoje, estas formas de vida, que afectaram uma pequena elite; desenvolveram-se num mundo enriquecido e politicamente estável: corresponderam ao supérfluo, que a mais pequena crise põe em jogo.
É no século XIX que o Turismo torna-se numarealidade, devido ás melhores condições de vida, resultantes com as reivindicações conseguidas na Revolução Industrial, tais como: a redução do horário de trabalho.
Entretanto, o progresso económico dos países, o aumento do período de férias e as férias pagas, são factores que contribuíram para aquilo a que designámos por turismo de massas interessados em Sol, Praia e Mar. Devido a esta avalanchede turista, era urgente o desenvolvimento rápido da indústria turística, de modo, a criar as infra-estruturas indispensáveis, tais como: a construção de Hotéis, Pousadas, Estalagens, a criação de aeroportos e mais algumas Agências de Viagem. Para além do turismo de Sol e Mar formam criados outros tipos de Turismo com vista a promover a nossa oferta turística: Turismo de Termalismo, Turismo deNegócios, Turismo Religioso, Turismo Cultural, Turismo Desportivo, entre outros.     
Conceitualização
Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como "as actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período detempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
Em 2001, o Sr. David Martin Rendón Cohaíla graduado em turismo pela Universidade Privada de Tacna no Peru, define a ciência do turismo através da turismologia como: "A Ciência Social de factos, obtida por um processo consecutivo, o qual abrange várias medidas de movimento, motivação e uso do espaço turístico, que é a base quesuporta a estrutura e super estrutura do homo turísticus”.
Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.
Evolução histórica do Turismo
Existem duas linhas de pensamentos, nos quais a História do Turismo se divide. Aprimeira seria que o turismo é motivado pelo ócio, descanso, cultura, saúde, negócios ou relações familiares. Estes deslocamentos se distinguem por sua finalidade dos outros tipos de viagens motivados por guerras, movimentos migratórios, conquista, comércio, etc. Não obstante o turismo tem antecedentes históricos claros. Depois, se concretizaria com o então movimento da Revolução Industrial. A segundalinha de pensamento se baseia em que o Turismo realmente se iniciou com a Revolução Industrial, visto que os deslocamentos tinham como intuito o lazer.
* Idade Antiga
Na História da Grécia Antiga, dava-se grande importância ao tempo livre, os quais eram dedicados à cultura, diversão, religião e desporto. Os deslocamentos mais destacados eram os que se realizavam com a finalidade de assistiras olimpíadas (que ocorriam a cada 4 anos na cidade de Olímpia). Para lá se deslocavam milhares de pessoas, misturando religião e desporto. Também existiam peregrinações religiosas, como as que se dirigiam aos Oráculos de Delfos e ao de Dódona. Durante o Império Romano os romanos frequentavam águas termais (como as das termas de Caracalla). Eram assíduos de grandes espetáculos, em teatros, e...
tracking img