Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo e Globalização

Um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo traz além de transformações no âmbito geral econômico, muitas questões sobre o desenvolvimento do turismo nacional.
Não existem dúvidas de que o turismo sustentável é o caminho mais viável já que á medida em que o incentivo existe, aumentam também as preocupações com relação a cada destino turístico ofertado.
A globalizaçãoé muito mais que em termo moderno, usado para fazer referência a toda essa corrida intensa na relações politicas, econômicas e sociais; é também a junção de tudo isso ao desenvolvimento cultural e especialmente, aos aspectos reais, positivos ou negativos que o crescimento instala em cada localidade.
A busca é sempre por vantagens competitivas, o aumento do número de visitantes traz determinaçãona relação pressa – qualidade dos destinos turísticos; os recursos financeiros que, sem um plano especifico é muito bem articulado de planejamento de crescimento pode resultar em perdas aos turistas, a população e as empresas locais, sem contar com o próprio território em si, já que danos ao meio ambiente podem por vezes ser irreparáveis.
O principal desafio está então em desenvolver um turismosustentável numa sociedade que procura ou é regida por processos globalizados mas que ainda visivelmente seleciona e exclui pessoas e lugares, nos levando a crer que não existe um espaço global e sim espaços de globalização.
A implementação prática do turismo sustentável vem desde a ultuma década tentando produzir um desenvolvimento a longo prazo, que integre a população local e proporcionemelhoras em sua qualidade de vida, estabelecendo além de comodidades e novidades atrativas aos turistas, uma relação harmoniosa entre turistas e anfitriões e o uso regulado dos recursos naturais.
Seguindo-se os 10 principios do turismo sustantável cada localidade e seus governantes podem garantir o sucesso de seus esforços:
1. Usar os recursos e sustentabilidade;
2. Reduzir o desperdício eexcesso de consumo;
3. Manter a diversidade;
4. Integrar o turismo ao planejamento estratégico nacional;
5. Apoiar a economia local;
6. Envolver as comunidades locais;
7. Integrar poder publico e privado;
8. Qualificar a mão de obra;
9. Comercializar o turismo com responsabilidade;
10. Desenvolver pesquisas que monitorem as atividades turísticas e garantam benefíciosa cada turista e a cada local visitado.
Isto desde que, não se incentive uam emergência de globalização e crescimento turístico que trazem um aumento explosivo na produção e do consumo, aumentando os resíduos gerados, degradação de recursos renováveis e nas renováveis contaminação do solo, ar e agua tão essenciais.
Outro grande perigo da falta de planejamento do crescimento turístico estájustamente em nos atender aos requisitos e expectativas tão subjetivas dos próprios turistas, que sempre tenderão a comparar preço e qualidade dos serviços oferecidos, independente dos motivos que os levam a escolher um determinado roteiro dentre tantos opcionais. Está é a tendência geral: haver declínio de alguns destinos como previsto no cliclo da vida dos roteiros. Como determinação de preferênciasentre os diversos destinos turísticos é sempre determinada pelo próprio cliente, defende-se sempre a divulgação e a informação e nunca o controle de fluxo do número de turistas, na tentativa de não gerar repetição de alguns roteiros saturados e abandono de outros.
Quando se trata de expandir um turismo sustentável é necessário promover fundos financeiros que consigam manter e corrigir falhasinativas a competitividade sadia e rica em informações e especialmente, estabelecer rígidos padrões de qualidade tidos como globalmente aceitos, nos bens e serviços prestados. Assim, o turismo qualificado e mundialmente e equiparado, promove negócios, diversão, conhecimento histórico a que se propõe além do desenvolvimento sócio econômico regional.
Deixamos assim, de forma definitiva uma herança...
tracking img