Turismo social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Sociais, 4º semestre
Ciências Sociais e Turismo
Professora: Mara Aline Ribeiro
Aluna: Jéssica de Oliveira Torres


Texto: TURISMO SOCIAL


O texto é dividido em temas, onde o primeiro, vem a falar sobre: O sonho da civilização de lazer. Esta existe desde os gregos, filósofos sonharam com essa civilização. Ele cita ainda Aristóteles, que, interpretado por João dos SantosFilho, para o filósofo a capacidade e o uso do ócio são a base da vida do homem livre. E, também cita a República de Platão, onde Platão chega ao extremo, imaginando uma civilização onde as pessoas poderiam praticar somente e unicamente as coisas que gostam, assim, satisfeitas.
Sem dúvida, a verdadeira inclusão só se dá a partir do trabalho, e é claro que, seria muito melhor e lógico, otrabalhador receber seu salário em uma quantia que fosse o suficiente para ele próprio ter o poder de administrar e arcar com as despesas da sua viagem, da maneira que ele quisesse, ao invés de depender de formas especiais como a do turismo social. No governo de Vargas do Estado Novo, de acordo com as Leis Trabalhistas desde 1943, os trabalhadores passaram a contar com férias pagas obrigatórias.Turismo social e sua potencialidade - entra como um segundo tema.
“Podemos definir o turismo social como aquela cuja organização, através de sindicatos, associações ou parcerias público-privadas, permite o acesso e hospedagem facilitados para grupos ou indivíduos de recursos limitados, com qualidade de transporte e hospedagem crescente, para destinos quaisquer, promovendo descanso, aquisição deconhecimentos, intercâmbios com outros grupos sociais, prática de esportes, solidariedade e outras preferências correntes no turismo comum, viabilizando, assim, mais um degrau de inclusão.” (pág.407)
No Brasil, a situação do turismo continua longe de atender as exigências de uma viagem social e planejada, tanto pelo número de vagas disponíveis, quanto pela restrição aos mais jovens, pelaimpossibilidade de um grupo inteiro viajar junto e pré-determinar dia e hora de viagem como o planejamento das férias exige. Onde, nos países europeus existem mecanismos que criam facilidades excepcionais de viagem, na França, gera 20.000 empregos, nos transportes qualquer cidadão ou turista estrangeiro pode obter descontos de até 70%, inclusive em luxuosos trens. A Espanha, chega a oferecer a qualquerespanhol emigrado para qualquer parte do mundo: avião + 15 dias em hotel 3 ou 4 estrelas, grátis em pensão completa, em cidade de sua escolha naquele país.
Assim, conforme o entendimento do Bureal Internacional de Turismo, fundado na cidade de Viena, em 1972, o turismo é parte integrante da vida social contemporânea e por isso, o acesso a ele deve ser como um direito inalienável do indivíduo.E que de acordo também com o Código Mundial de Ética do Turismo: “o direito ao turismo para todos deve ser visto como conseqüência do direito ao descanso e ao tempo livre, e, em particular, a uma razoável limitação da duração do trabalho e licenças periódicas pagas.”
Socialização e aculturação- Turistas brasileiros médios e ricos têm sido objetos de queixas constantes no exterior. A viagemem grupo e o acesso a diversos estabelecimentos impõem regras de civilidade, comportamentos, necessários à convivência temporária dos participantes. Assim, precisam ser igualmente educados pelas esferas que freqüentam.
A criatividade é outro aspecto altamente positivo do turismo e do lazer, e pode acontecer até nos sonhos, como foi o caso da arquitetura molecular por Kekule.
Válvula deescape ou energização- As pessoas encontram alívio no lazer e no turismo, é uma espécie de revigoramento do corpo e da mente. Mas, no entanto, o turismo é taxado como uma atividade de rico, entretanto, se até na antiguidade se reconhecia o direito ao repouso, nos nossos dias seria inadmissível fechar os olhos para o uso desse direito. O turismo também facilita o processo de inserção- Pois, se cada...
tracking img