Liderança: o papel do gestor na mediação de problemas no ambiente escoolar

1979 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como enfoque uma discussão acerca da liderança do gestor na mediação de problemas no ambiente escolar, visto que, tais ações inferem no bom funcionamento da escola, bem como no desenvolvimento das pessoas. A pesquisa está composta por uma justificativa, na qual se explicita o porquê desse estudo, seus objetivos: geral e específicos, com a delimitação da pesquisa. No desenvolvimento serão abordadas questões referentes à gestão no sentido de compreender o papel da liderança e, conseqüentemente, das relações favoráveis em comunidade escolar. Segundo Preedy (2006, p. 291) os diretores, são os responsáveis por administrar e liderar seus subordinados já que “[...] ajudam a separar as escolas de seus ambientes e promovem o equilíbrio entre o ambiente externo, em constante mudança e a necessidade de estabilidade no funcionamento interno da escola”.
Compreende-se que o líder escolar necessita ser uma pessoa que saiba conduzir o seu grupo de trabalho, para que haja harmonia entre os ambientes: interno e externo.
No decorrer da pesquisa, também será realizada uma breve abordagem do método da pesquisa a ser desenvolvida, a partir de seus conceitos, além de uma caracterização do ambiente a ser investigado, bem como dos sujeitos da pesquisa, do instrumento a ser adotado, das técnicas a ser utilizadas, das análises de dados e do cronograma.

1.1 SITUAÇÃO-PROBLEMA
Sabe-se que todos os problemas no âmbito escolar acabam pesando sobremaneira para o gestor, como teste de sua liderança, pois quem é que sempre está a frente de todas as atividades educacionais na escola? Nota-se, que muitas das questões interpessoais e problemáticas referentes a situações de condutas utilizadas por professores em sala de aula são atribuídas à forma de gestão adotada
Contudo, percebe-se que muitos profissionais não são adeptos das práticas

Relacionados