Abordagem centrada na pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA
(Texto de Marcos Alberto da Silva Pinto )

A Abordagem Centrada na Pessoa é uma abordagem psicológica criada pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers a partir de suas próprias experiências pessoais e profissionais indo além da psicoterapia, podendo ser utilizada em várias outras áreas de ajuda.
É uma abordagem que se diferencia das outras sobretudo por nãohaver técnica. Para a abordagem a melhor maneira de se ajudar alguém é acreditar na pessoa e em sua possibilidade de pensar, sentir, buscar e direcionar sua própria necessidade de mudança. É a partir daí, dessa crença na pessoa, da sua capacidade em se auto dirigir, que a A.C.P. busca tentar facilitar à pessoa condições ideais, para que esta tenha maior oportunidade de entrar em contato consigomesma.
Para isso o papel do psicoterapeuta (educador, etc...) é o de facilitar através de alguns pressupostos básicos no intuito de colaborar para que a pessoa possa buscar em si própria a sua direção.
Ser aquilo que se é, é o que a Abordagem Centrada na Pessoa procura ajudar o outro a ser, pois aceitando-se a pessoa cria em si condições para repensar e caminhar em direção ao seucrescimento.
Segundo a Abordagem Centrada na Pessoa, não basta o facilitador assumir determinadas posturas e aplicá-la como técnica, um facilitador centrado na pessoa deve acima de tudo crer em seus pressupostos, e ter um jeito de ser que combine com ele, caso contrário, aplicando o princípio centrado na pessoa como técnica estará apenas sendo um técnico e ferindo o que a Abordagem Centrada na Pessoa julgaimprescindível em uma relação de ajuda.
Para que esta ajuda seja possível, existe uma crença em alguns pressupostos básicos para facilitar a relação. São eles:

Tendência de atualização

A Abordagem Centrada na Pessoa crê, que o ser humano possui uma capacidade inata que lhe impulsiona para a freqüente tentativa de progredir, ou seja, que dentro de si, a pessoa possui os mecanismosnecessários para lidar consigo e com o outro.
Apesar das diferenças, de cada pessoa ser única, todos no seu íntimo possuem necessidades semelhantes, que em função de aspectos sociais e aprendidos, como maneira de se proteger ou ser aceito, a pessoa sem perceber vai ao longo do tempo abrindo mão dos seus valores, maneira de ser e sentimentos naturais passando a viver em função de um padrão préestabelecido. A partir daí tende a achar que aquilo que vem de fora é verdade e que o que sente quando diferente do pré estabelecido é ruim, é feio e que portanto deve ser eliminado ou camuflado dentro de si.
Nesse sentido a pessoa perde o seu “eu” como referencia distanciando-se de si, muitas vezes fazendo coisas socialmente aceitas mas no fundo ruins para si, ou coisas socialmente ruins, queterminam sendo ruins também para si, mas que fazem parte de sua fachada.
A tendência atualizante nada mais é do que a crença de que se o outro tiver condições favoráveis, ele se direcionará de modo a suprir as suas necessidades e terá seus sentimentos muito mais claros em si. A partir daí, poderá aceitar e respeitá-los como legítimos e em conseqüência respeitar também o outro em suaindividualidade.
Crendo na tendência atualizante, que mesmo tornando-se diferente, o outro tem o direito de ser o que é, a Abordagem Centrada na Pessoa entende que a melhor maneira de ajudá-lo é proporcionar condições ideais para essa transformação.
Essas condições são:

1 – Empatia

Em primeiro lugar é imprescindível que tanto o facilitador quanto o cliente sintam-se bem e verdadeiramentedisponíveis nessa relação.
Depois, o facilitador deverá ser capaz de se colocar no lugar do outro sempre, tendo desta forma, provavelmente maior disponibilidade interna em entender o outro, seus motivos, seus medos e sentimentos e conseqüentemente mais condições de não julgar ou direcionar a relação de ajuda.

2 – Congruência

Congruência significa autenticidade por parte do facilitador...
tracking img