Turismo espacial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contexto atual
Ainda muito desconhecido pela maioria das pessoas, o Turismo Espacial assume quase sempre um papel futurista e utópico. Apesar de a sua faceta visível ter menos de 10 anos de existência ele já se desenvolve desde a década de 60, na qual “Barron Hilton e Kraft Ehricke publicaram, em 1967, artigos sobre o Turismo Espacial sendo que não obtiveram nenhum reconhecimento pelo seutrabalho” (Space Future, 2007). Esta ideia é confirmada por Boniface & Cooper (2001: 361) que referem que o “Turismo Espacial se tornou uma possibilidade graças ao lançamento do foguetão russo Sputnik em 1957 e ao sucesso dos programas da NASA e das missões Apollo no Espaço”. Desde essa época que se verificam avanços nesta área, tanto na determinação de conceitos e estratégias de açãocomo nos feitos alcançados e objetivo atingidos. Inicialmente, eram apenas organismos públicos a impulsionar o progresso, principalmente de caráter científico, neste sector mas muito recentemente surgiu a iniciativa privada, graças a empresários visionários e ambiciosos, como é o caso do dono da Virgin, Richard Branson.
Categorias do Turismo Espacial
Como este tipo de Turismo está ainda poucodivulgado perante as grandes massas é frequente a sua má interpretação e a sua incorreta definição e estruturação. O caso mais frequente corresponde a uma definição erudita que traduz o Turismo Espacial num processo básico de colocar turistas no Espaço. Esta é, sem dúvida, uma definição falaciosa, ou pelo menos incompleta, do fenômeno visto que este abrange muitas outras atividades eexperiências. Algumas delas são realizadas com os pés bem assentes na terra, não sendo necessário um conhecimento especial nem o mínimo treino.
Segundo Lappas (2006:160), as oportunidades para o Turismo, relacionadas com o Espaço, possíveis hoje em dia podem ter três vertentes distintas. Podem ser físicas, como por exemplo, a experiência de gravidade zero; visuais, tais como, observação das estrelas,do céu ou auroras boreais, visitas a museus ou testemunhando o lançamento de foguetes ou vaivéns; experienciais, como por exemplo, expedições a locais onde caíram meteoritos, construção de foguetões-robot e realidade virtual.
Ainda de acordo como mesmo autor, o Turismo Espacial desdobra-se três grandes categorias facilmente identificáveis. Em primeiro lugar, o Turismo Espacial relacionadocom a aventura. Nesta categoria, está implícito um certo grau de risco e é esperado, por aqueles que aqui se incluem, a realização de uma atividade considerada pioneira. Estes “aventureiros”, que estão dispostos a pagar grandes quantidades de dinheiro por estas atividades, são, por exemplo, os primeiros turistas espaciais. O segundo grupo é o Turismo Espacial no solo, ou seja, todas aquelasexperiências que podemos efetuar em terra mas que de alguma forma estão relacionadas com o Espaço. Como exemplo simples, temos a experiência de gravidade zero e como exemplo mais invulgar temos a possibilidade de realizar tarefas ou atividades de astronautas, tais como, treinar em simuladores parciais de gravidade e a aprendizagem de conteúdos de controlo de missões. Neste grupo também seenquadram aquelas atividades mais básicas, sejam elas a observação de estrelas, planetas, cometas ou meteoritos ou visitas a museus e centros relacionados como Espaço. Por fim, a categoria do Turismo Espacial relacionada com o ar. Por outras palavras, todas aquelas atividades que são possíveis de realizar a bordo de um avião, como por exemplo, o MIG.
Com estes aviões é possível experimentar agravidade zero, graças às viagens parabólicas, e contemplar a curvatura do planeta Terra, a uma altitude elevada.
Opinião diferente tem Sam Coniglio que nos dá uma perspectiva diferente sobre como estruturar o Turismo Espacial. Esta perspectiva expõe este fenômeno segundo três conceitos: “soft”, “medium” e “hard”. No primeiro grupo estão incluídas as atividades que não requerem treino e são...
tracking img