Tudo sobre filosofia e sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia e Sociologia

1) Fale sobre Karl Marx:
Nasceu 1818 em Treves, faleceu em Londres, em 1883. Sua formação acadêmica em filosofia, historia e direito, levou-o a discutir questões sociais do seu tempo. Posteriormente desensenvolveu estudos em economia, visando explicar os fundamentos da sociedade capitalista.

2) Qual foi a tentativa de Marx?
Foi uma tentativa de responder aosproblemas gerados pela Revolução Industrial a partir da Inglaterra do século XIX.

3) O que foi a Revolução Industrial ?
foi um movimento de transformação que se iniciou na Inglaterra no séc. XVIII, finalizando o período feudalista e iniciando o período capitalista.

4) Qual foi a observação de Hegel que Marx concordou ?
Para ele o trabalho era a mola que impulsionava o desenvolvimento humano,porém criticou a unilateralidade da concepção hegeliana do trabalho, Hegel dava importância demais ao trabalho intelectual e não enxergava significação no trabalho físico.

5)Fale sobre os pensamentos de Marx sobre os fatores: Econômicos, Historia e Cultura.
Fatores econômicos, fundamentais da estrutura social e da mudança, mostrando que a organização social possui 3 aspectos; forças materiais deprodução, as relações de produção e as superestruturas legais e políticas de consciência social.
A historia da luta de classes, num movimento dialético de oposição de classes;
Cultura, a classe que detem o controle de métodos de produção tambemdetem a difusão intelectual, inclusive a educação.

6) Quais são os 3 aspectos básicos de Marx?
Educação e classe social: não pode haver educação livreou universal, enquanto houver classes.
Educação como fator de mudança social: evidencia o reconhecimento de uma relação recíproca entre educação e mudança social.
Educação Politécnica: combinação de trabalho e educação que tem sido interpretada de maneira muito diversa.

7)O que Durkheim chamou de socialização?
Principio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano pq setornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo para poder conviver no meio deste.

8) O que é solidariedade mecânica?
Típicas da sociedade pré- capitalistas onde os indivíduos se identificam através da família, religião, tradição, dos costuimes.

9) O que é a solidariedade orgânica?
Características das sociedades capitalistas, onde, atravésda divisão do trabalho social, os indivíduos tornam-se independentes, garantindo assim a união social, mas não pelos costumes, tradição e etc.

10) Quais são as idéias centrais de Durkheim ?
Os fenomenos sócias são exteriores aos indivíduos: a sociedade não seria simplesmente a realização da natureza humana, mas, ao contrario, aquilo que é considerado natureza humana é na verdade produto daprópria sociedade. Devem ser conhecidos não por meio psicológicos, pela busca das razoes internas aos indivíduos, mas sim externamente a ele na própria sociedade e na interação dos fatos sociais. P/ Durkheim os fatos sociais possuem uma realidade objetiva e, portanto, são passiveis de observação externa.

11)Quais são as características dos fatos sociais?
Generalidade: é a comunhão no pensar agir esentir de um grupo de pessoas,. Todos tem os mesmos comportamentos, seguem os mesmos parâmetros e limeites.
Exterioridade: é aquele fato q esta intrínseco no individuo.
Coercitividade: é a obrigação de um individuo seguir determinada orientação, conceito ou norma já pré-estabelecida pela sociedade(Estado).

12) O que é Mundo Humano ?
Cultura q lhe possibilita satisfazer o desejo deinterpreta-lo.

13) Qual a definição de homem?
O único animal que reflete sua própria existência, planeja suas ações e produz universo cultural e educacional em que vive. O homem ritualiza sua rotina por meio de comemorações, cerimonias, festas e cultos.

14) O que é senso comum?
É um conceito baseado na experiência e que herdamos, principalmente, do meio social em q vivemos. É um conhecimento...
tracking img