Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A escola enquanto instituição possuidora do saber precisa compreender sua importância na formação de um sujeito que atua em uma sociedade e deve contribuir positivamente para que esse saber seja trabalhado de forma coerente, prática e lógica; estando em sintonia com o que mundo oferece através da mídia: como a informatização e o dinamismo.
O professor, por sua vez, deveconsiderar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.
Os docentes devem se preocupar, também, com a artedo ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião.













A FUNÇÃO DA ESCOLA, PAPEL DO PROFESSOR E OS MÉTODOS DE ENSINO.
A educação nas sociedades primitivas acontecia, por meio de socialização em atividades cotidianas, entre os membros das gerações mais novas e os próprios adultos nacomunidade. Surgem então novas formas de efetivar o processo educacional de crianças e jovens, essas maneiras antecedem da sociedade contemporânea, na qual a forma predominante de educação tem sido escolar.
A escola é uma instituição social que visa expressamente o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem de conteúdos que viabilizará aparticipação e integração desse aluno como cidadão. O pensamento marxista nos diz muito como combater a alienação e desumanização através da ominilateralidade com a educação politécnica, onde o indivíduo se desenvolve em vários sentidos. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escolaensinar conteúdos sujeitos a interpretações "de partido ou de classe".
Marx valorizava a gratuidade da educação, mas não o atrelamento a políticas de Estado -- o que equivaleria a subordinar o ensino à religião, via na instrução das fábricas, criada pelo capitalismo, qualidades a ser aproveitadas para um ensino transformador principalmente o rigor com que encarava o aprendizado para o trabalho. Omais importante, no entanto, seria ir contra a tendência "profissionalizante", que levava as escolas industriais a ensinar apenas o estritamente necessário para o exercício de determinada função. Marx entendia que a educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica.
Essa concepção, chamada de unilinear (múltipla), difere da visão de educação "integral" porque esta tem uma conotaçãomoral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por "outros adultos". Como espaço privilegiado de educação, a escola deve assumir seu papel garantindo o desenvolvimento de ideias, de atitudes e de conhecimentos que proporcionem ao aluno, sua participação como cidadão, a liberdade de expressão, a participação politica e outras mais.
Mas também é preciso considerar quevivemos em uma sociedade de mudança, onde não podemos estabelecer um conceito único de educação. Na modernidade dois métodos são adotados pelas escolas em geral. São eles: o método tradicional e o método histórico.
O método tradicional é aquele que o educador detêm e transmite todo seu conhecimento aos alunos sem haver comunicação alguma entre eles. As aulas são baseadas em teorias objetivas e aevolução da aprendizagem são analisada através de provas. O aluno tem que decorar, memorizar toda informação que lhe fora ensinada.
Logo, no método histórico é aquele que constrói a linha de pensamento do aluno, formando opiniões próprias e individualizando-o nas capacidades mentais e da subjetividade através da assimilação do consciente e ativa de conteúdos. O educador ajuda o aluno a...
tracking img