Linha do tempo - pensadores e filósofos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra Filosofia é grega e composta de duas outras: philo e sophía. Philo quer dizer "aquele ou aquela que tem um sentimento amigável", pois deriva de philía, que significa "amizade e amor fraterno". Sophía quer dizer "sabedoria" e dela vem a palavra sophós, sábio. Filosofia significa portanto, "amizade pela sabedoria" ou "amor e respeito pelo saber". Filósofo: o que ama ser sábio, que é amigodo sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio. Assim filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber, ou estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura e o respeita.

TALES DE MILETO - Primeiro filósofo das colônias gregas da Ásia Menor. A idéia de ordem natural necessária e universal é o fundamento da origem da Filosofia, pois tal idéia dará nascimento àprimeira expressão filosófica conhecida, a COSMOLOGIA.

PITÁGORAS DE SAMOS - Atribui-se a ele a palavra filosofia. Teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Para Pitágoras o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa paraser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir - não é um "atleta intelectual", não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; e sim, é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém (parase comerciada) nem é um prêmio conquistado por competição. Ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.

SÓCRATES - Considerado o patrono da Filosofia. Propunha que antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo,conhecer-se a si mesmo. Por fazer do autoconhecimento ou do conhecimento que os homens têm de si mesmos a condição de todos os outros conhecimentos verdadeiros é que se diz do período socrático é antropológico, isto é, voltado para o conhecimento do homem, particularmente de seu espírito e de sua capacidade para conhecer a verdade.

ARISTÓTELES - Foi o criador da LÓGICA como instrumento doconhecimento em qualquer campo do saber. A lógica não é uma ciência, mas o instrumento para a ciência.

GALILEU GALILEI - Deu novo impulso à física ao estudar o movimento dos graves ou "pesados" (ou a estabelecer as leis da queda dos corpos) e, para isso, a demonstrar as leis naturais do movimento uniforme e do movimento uniformemente variado.

ISAAC NEWTON - Estabeleceu as leis matemáticas dafísica, a demonstrar as três leis do movimento e a chamada "lei da gravitação universal", que, como o nome indica, é válida para todos os corpos naturais - toda partícula de matéria atrai outra partícula com uma força que varia na razão direta do produto de suas massas e na razão inversa do quadrado das distâncias entre elas.

IMMANUEL KANT - Passou a considerar que a Filosofia, durante todos osséculos anteriores, tivera uma pretensão irrealizável - de que nossa razão pode conhecer as coisas tais como são em si mesmas. Esse conhecimento da realidade em si, dos primeiros princípios e das primeiras causas de todas as coisas chama-se METAFÍSICA. Deixando de ser metafísica, a Filosofia se tornou o conhecimento das condições de possibilidade do conhecimento verdadeiro enquanto conhecimentopossível para os seres humanos racionais. A Filosofia tornou-se uma teoria do conhecimento, ou uma teoria sobre a capacidade e a possibilidade humanos de conhecer, e uma ética, ou estudo das condições de possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever. Com isso, a Filosofia deixava de ser conhecimento do mundo em si e tornava-se apenas conhecimento do homem como ser racional...
tracking img