Musica popular brasileir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
A evolução da música popular brasileira. Do período colonial até os dias atuais.
PROBLEMA:
Entende-se que a MPB está presente em vários momentos da nossa vida como algo para relaxar efalando coisas de amor, mas será que foi sempre assim? O que mudou na música popular brasileira até os dias atuais?
OBJETIVO:
Geral:
O objetivo desse projeto é mostrar a evolução da música popularbrasileira.
Específico:
Entender o que mudou no ritmo desde que ela foi concebida.
Entender quais os fatores que contribuíram para essas mudanças.
Definir quais e porque foram os cantores querevolucionaram a MPB.
Buscar quais foram os outros ritmos que antes não era considerado MPB e quando estes passaram a ser.
METODOLOGIA:
A pesquisa dar-se-á da seguinte maneira: Pesquisa em referenciaishistóricos da MPB; visita ao museu da MPB, localizada em Monte Verde – MG, e em outros centros históricos onde possamos encontrar material; entrevistas com cantores e cantoras de forma qualitativa, tantodos atuais quanto dos antigos que ainda estão vivos, serão buscado relatos dos mais antigos descrevendo como era a MPB em sua época, e dos atuais será feito uma entrevista gravada com o cantorrespondendo à algumas perguntas.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Surgido ainda no período colonial brasileiro a MPB é uma mistura de vários estilos musicais, o que era anteriormente cantado em cantigas populares, sonsde origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas européias, hoje é uma mistura de jazz, bossa nova, rock, entre outros.
A música popular brasileira teve uma grandeevolução ao longo do tempo desde que foi criado o seu conceito. Uma primeira personalidade a ser citada é Domingos Caldas Barbosa (RJ,1739 - Lisboa,1800), mulato ao qual atesta-se a autoria das primeirasmodinhas e lundus já impregnados com feições brasileiras, é dele que começa um movimento de difusão popular que era apreciado tanto nos meios aristocráticos ( na alta classe), quanto por grupos de...
tracking img