Tudo que um e-commerce deve ter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ver tudo que um e-commerce tem que ter


O que é preciso para ter sucesso no eCommerce?

No Brasil, segundo dados do Sebrae, 56% das pequenas e médias empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida, percentual que ultrapassa os 70%, no quinto ano de existência das empresas. Não existem estatísticas à esse respeito no caso específico do ecommerce, mas pode se apostar com segurança que oquadro é semelhante. Sem dúvida, é uma taxa de mortalidade exageradamente alta. É claro que existem inúmeras barreiras a serem vencidas pelo empreendedor, mas é natural que elas existam. A questão é: será que a boa parte dessas dificuldades não poderia ter sido prevista, antes do início das atividades, e para cada uma, encontrada a solução mais adequada? É provável que sim, uma vez que aindasegundo o Sebrae, a maior parte dos problemas é relacionada a questões internas da empresa e ao próprio empreendedor. A principal função do planejamento é estimular o gestor a se antecipar aos possíveis problemas e se preparar para eles, de tal forma, que não seja necessário consertar o navio durante a travessia, com alto risco de naufrágio, como geralmente acontece.
Em segundo lugar, a escolha de umbom produto para oferecer ao mercado.  Entenda-se aqui a palavra "produto" em seu sentido amplo: algo, tangível ou não, que se ofereça a determinado segmento de mercado em troca de pagamento. Se essa escolha não for feliz e recair sobre um produto inadequado, ou, cujo consumidor não se encontra majoritariamente na Internet, por exemplo, de nada vai adiantar a montagem de um estupendo website e umenorme dispêndio em promoção. Assim que a verba para publicidade se esgotar, o volume de pedidos concluídos vai para o chão. Isso ocorreu muito na época da “Internet eufórica”, inclusive no Brasil. Criaram-se soluções, para problemas que não existiam e ofereceram-se produtos para um consumidor que ainda não havia surgido. Nessa circunstância, parodiando Manuel Bandeira, “só restou tocar um tangoargentino” para esses projetos.
Em terceiro lugar, o desenvolvimento de um site eficaz, ou seja, um site de ecommerce que efetivamente venda. O site é uma ferramenta crucial para o sucesso no ecommerce, uma vez que ele vai replicar, no ambiente virtual, uma loja e seus vendedores ao mesmo tempo. Por melhor que seja o produto em termos de benefícios, o visitante de seu site precisa ser convencidodesses benefícios, precisa encontrar sistemas amigáveis que facilitem o processo de compra com o mínimo de atrito possível, e, finalmente, precisa se sentir seguro que não está correndo riscos ao realizar essa compra. Somente assim a compra será efetivada e esse visitante transformado em cliente. 
Finalmente em quarto lugar, a promoção. De que adianta um ótimo produto e uma ótima loja virtual, senão tivermos visitantes para transformar em clientes? Essencialmente, os princípios que norteiam o marketing tradicional, continuam válidos no marketing aplicado a uma loja virtual. Ocorre, que o consumidor on-line tem um perfil diferente do consumidor tradicional, além disso, as características inovadoras da Internet, possibilitam novas abordagens extremamente interessantes. O empreendedorprecisa conhecer essas características e utilizá-las para gerar um bom volume de tráfego e vender os seus produtos.  Com esses quatro fundamentos dominados, as chances de se montar um projeto vencedor na Internet são muito boas.
Bibliografia:

Felipini, Dailton. Por que as empresas estão investindo na Internet? 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 Out. 2012.



10 requisitos que sua plataformade e-commerce deve ter

Um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) sempre será calcado em 3 pilares: Popularidade, Conteúdo e Tecnologia. Mas, para quem não entende de todos os pormenores desta técnica utilizada para ranquear de forma otimizada a posição de sua loja virtual nos resultados de busca, torna-se difícil a avaliação técnica de uma plataforma antes de sua contratação.
 Vamos...
tracking img