Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Tuberculose constitui um grave problema de Saúde Pública no Brasil, mesmo considerando que o país foi o primeiro a implantar o tratamento de curta duração(6 meses), em 1980, e ter obtido um relativo sucesso inicial em seu programa.
Recentemente observamos uma expansão da Tuberculose no país, em parte em consequência daassociação com a Aids, estimando-se em 50 milhões o número de brasileiros infectados, com possibilidade de desenvolver, sob várias formas, a doença que pode levar à morte.Do ponto de vista epidemiológico, em função da transmissão pela tosse, a forma clínica mais importante é a pulmonar.
A Hanseníase, em que pese os avanços importantesocorridos nos últimos anos, ainda está presente com altos índices de prevalência em alguns estados da federação, especialmente na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, emmunicípios pequenos ou mesmo em municípios de médio e grande porte. De fácil tratamento e cura, a dificuldade maior está em descobrir a doença logo no seu início, quando acura pode ser obtida em seis meses, e sem sequelas.
O percentual de cura para Hanseníase e Tuberculose no Brasil, não ultrapassa 75% dos casos tratados. O número decasos notificados não representa a realidade, ou porque não é diagnosticado, ou porque não é registrado.
O Brasil está empenhado no esforço mundial de Eliminação daHanseníase até o ano 2005 e de Controle da Tuberculose. Para isso um dos aspectos fundamentais é a reorientação do Modelo de Atenção e a Organização dos Serviços, em especial aampliação das ações de detecção de casos, vinculando-os às equipes de saúde, principalmente no âmbito da atenção básica, para o controle e acompanhamento clínico adequado.
tracking img