Uma teoria de tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem é Ken Wilber
O Norte Americano Ken Wilber, é o autor do livro Uma Teoria de Tudo e de mais de 20 títulos dedicados ao estudo de sobre espiritualidade, filosofia e ciência e pioneiro nos“Estudos Integrais”.
Introdução ao livro
Segundo Wilber, no mundo da física existe uma busca do que se convencionou chamar “Uma Teoria de Tudo”. Porém, ele acredita que esse “tudo” é extremamentereducionista e ligado ao materialismo, deixando de fora o mundo interior da consciência, emoções e valores.
Ou seja, o título do livro é uma crítica aos físicos que resumem o mundo a quatro forças: forçanuclear forte, força nuclear fraca, força eletromagnética e força gravitacional.
No livro ele apresenta uma teoria que engloba outros aspectos da realidade, que são comumente esquecidos pelos físicos.Para ele, não há um único universo subdivido em partes conexas, nem uma complexidade múltipla sem totalização ou síntese possível, mas um Kosmo formado por vários 'holons' hierarquizados, com umatotalidade sendo parte de outra totalidade em uma escala superior: holon atômico, holon molecular, holon orgânico, holon planetário.

A essas hierarquias sistêmicas, Wilber chama 'Holoquarquias' e, aoconjunto dessas redes ontológicas, “a grande Cadeia do Ser e do Saber”. Para cartografar as holoquarquias, Wilber elabora um complexo castelo de conceitos, cruzando várias teorias e abordagens dediferentes domínios. É um modelo complexo que combina diferentes teorias e outros modelos. Wilber o considera um mapa e lembra que “não devemos confundir o mapa com o território”, que o modelo é apenas umatentativa de enquadrar e pensar a realidade, uma fisicalidade complexa, que sempre nos escapa.

Dinâmica da espiral
Dinâmica da Espiral é um modelo de desenvolvimento humano que Wilber divide emdois grandes estádios: o primeiro contempla os níveis mais inferiores de desenvolvimento psicológico e onde se situa a maioria da população mundial (das nações, dos governos, das empresas). O segundo...
tracking img