Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tuberculose
A tuberculose, chamada antigamente de peste cinzenta e conhecida como tísica pulmonar ou doença do peito, é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causaresta doença que afeta, principalmente, os pulmões; mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, Rins, órgãos genitais, intestino delgado e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Tipos de Tuberculose
São Vários os tipos de tuberculose:
Tuberculose pulmonar - é a manifestação mais comum da doença. A transmissão é feita pelo ar, através de aerossóis expelidos pela tosse,espirro ou pela própria fala. Por ser também uma infecção pulmonar, o quadro pode lembrar o de uma pneumonia. Porém, enquanto a pneumonia é uma doença mais aguda, que se desenvolve em horas/dias, a tuberculose é mais lenta, evoluindo em semanas.

Tuberculose extrapulmonar - A tuberculose em outros órgãos também costuma causar emagrecimento, febre, etc. A diferença é que não há sintomasrespiratórios, mas sim sintomas específicos do acometimento de cada órgão.
Tuberculose pleural - A tuberculose extrapulmonar mais comum é tuberculose pleural, que como diz o nome, acomete a pleura, membrana que recobre os pulmões. Os sintomas mais comuns (além dos descritos acima) são dor torácica unilateral e falta de ar, causado pelo aparecimento de derrame pleural, mais conhecido com água na pleura.Tuberculose ganglionar - A tuberculose ganglionar é uma manifestação comum nos pacientes soropositivos infectados pelo bacilo de Koch. O quadro típico é de aumento dos linfonodos na região do pescoço. No início, os gânglios têm crescimento lento e são indolores; posteriormente, aumentam de volume e tendem a se agrupar, podendo criar fístulas (comunicações) para a pele.
Tuberculose óssea - Atuberculose óssea costuma envolver a coluna vertebral, causando destruição das vértebras. A tuberculose da coluna também é chamada de "Mal de Pott". A doença progride lentamente com sintomas de dor leve/moderada nas costas que piora progressivamente. Conforme a vértebra vai sendo destruída, a medula pode ser acometida causando intensa dor e alterações neurológicas, incluindo até paralisia dos membros.Tuberculose urinária - A tuberculose urinária cursa com sintomas semelhantes à infecção urinária, porém sem resposta aos antibióticos e com urocultura negativa. Se não tratada a tempo, pode levar a deformidades do sistema urinário e insuficiência renal terminal.
Tuberculose cerebral - É a forma mais grave de tuberculose, ela atinge as membranas que envolvem o cérebro podendo evoluir como umameningite tuberculosa ou com a formação de tuberculomas cerebrais, espécies de tumores no sistema nervoso central.
Ainda existe a tuberculose dos olhos, dos intestinos, da pele, do coração, do peritônio etc...

Sintomas

Alguns pacientes não exibem nenhum sinal da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses) por serem parecidos com os deuma gripe. Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão;fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Transmissão
O contato direto e permanente com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar assim...
tracking img