Arritmia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é arritmia?
Arritmia é um ritmo anormal dos batimentos cardíacos. Pode ser sentida como uma pausa temporária, muito breve, a ponto de não ser sequer percebida. Ou ainda, o coração pode bater muito lentamente ou muito rapidamente (bradicardia e taquicardia respectivamente). Arritmias podem não causar sintomas, mas às vezes podem levar a desmaios ou tonturas.

Existem dois tipos básicosde arritmias: Bradicardia é quando o coração bate a menos de 60 batimentos por minuto. Taquicardia é quando são mais de 100 batimentos por minuto.

Base Eletrofisiológica das Arritmias Cardíacas

O nódulo sinusal é o responsável pela geração dos impulsos cardíacos normais. Os impulsos gerados no nódulo sinusal se propagam pelo átrio promovendo a sístole atrial. A condução é lenta no nóduloatrioventricular, permitindo que o sangue ejetado pelos átrios penetre nos ventriculos. Ao sair dos nódulos AV, os impulsos ganham o sistema de condução ventricular, no qual a corrente de sódio é muito elevada, permitindo uma dissipação do impulso de forma ordenada e isotrópica, no sentido longitudinal e do endocárdio para o epicárdio, produzindo a sistole ventricular. Ocorre então a repolarizaçãodos átrios e dos ventrículos.
Quando a membrana é lesada, entretanto, perde sua capacidade de permeabilidade seletiva, permitindo o "vazamento" de íons, principalmente sódio, que despolarizam parcialmente a célula. Como os canais de sódio são voltagem-dependente param de funcionar acima de certos limites de potencial de repouso, deixando a célula dependente apenas de canais de cálcio, com cinéticalenta. A consequência final é a transformação de uma célula rápida numa lenta, o que pode fazer com que uma célula inicialmente de condução adquira automatismo (característico das células lentas) e passe a disparar estímulos como um marca-passo. Isso causa as arritmias por automatismo anormal. Alem disso, estas células passam a sofrer alterações de seus potenciais de fase 4, chamadospós-potenciais tardios, capazes de atingir o limiar de excitabilidade e desencadear batimentos ectópicos denominados "automatismo disparado".
A presença de fibras com condução lenta (e refratariedade prolongada) em regiões onde a condução deveria ser rápida também é arritmogênica. Esta condução não homogênia propicia o aparecimento do fenômeno chamado de reentrada, responsável pela grande maioria dasarritmias conhecidas pelo homem. Tomemos como exemplo uma alça terminal do sistema His-Purkinje, na região onde a última ramificação da fibra de Purkinie se insere no músculo formando uma alça (figura 88.4).


[pic]
Fig. 88.4 Esquema clássico de uma alça terminal de Purkinje, com um braço lesado e os outros normais. Note que o estimulo circula por toda a alça retornando ao ponto de origem e tornandoa estimula-lo.

Se nesta região um evento de qualquer natureza lesar a membrana de um dos braços da alça, teremos que um estímulo trafegando por essa fibra poderá encontrar um dos braços ainda refratário e o outro já repolarizado, sendo conduzido apenas para este. Enquanto o estímulo depolariza a alça, o braço refratário se recupera, e o estímulo pode então ser conduzido retrogradamenteatravés dele, lentamente, voltando assim ao ponto de origem: como a condução é muito lenta, o estímulo ao voltar encontra a alça toda repolarizada, e a despolariza novamente. Este movimento pode se perpetuar, levando ao desenvolvimento de uma taquicardia paroxística.
Este modelo explica muitas arritmias com determinação anatômica, porém nem sempre a anamalia estrutural está presente. Esta observaçãolevou Alessie a propor o modelo de reentrada que ele denominou de “leading circle”. Neste modelo, o circuito giraria através de um circuito com denominação eletrofisiológica, sem barreiras anatômicas (Fig 88.5).

[pic]
Fig. 88.5 Esquema da concepção do leading circle: o estímulo roda ao redor de um centro permanentemente refratário. O tamanho e consequentemente a velocidade será determinada...
tracking img