Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste trabalho, iremos abordar a tuberculose,uma doença altamente contagiosa, habitualmente comlonga duração que tem um elevado índice de mortalidadeprincipalmente em países de baixa renda.

A doença pode ter uma evolução rápida fulminante,podendo levar o doente a morte.

Porém, vamos abordar alguns meios de contágio,prevenção, tratamento desta doença, visando compreendera melhor a suaforma de disseminação e erradicação.

Todavia, estaremos abertos a criticas e sugestões.

Elas certamente, poderão dar novas cores à nossa abordagem e tornar esse trabalho mais útil e atraente.

Tuberculose Pulmonar

* Definição:

Doença infecto-contagiosa de evolução subaguda ou crônica que, primariamente afeta o parênquima pulmonar, com os sintomas insidiosos ou intensos podendoapresentar períodos de relativo bem-estar fazendo com que o paciente relaxe no tratamento e desenvolva a doença com maior agressividade e se não for tratada eficazmente pode levar ao óbito. Foi descoberta por Robert Koch em 1892, que isolou e descreveu o bacilo e definiu a base fundamental para o diagnóstico da tuberculose. É causada por um bacilo que ataca com maior freqüência os pulmões, mas que podetambém se disseminar para outras partes do organismo humano. É uma doença comum que através dos séculos ainda consegue obter um índice grande de mortalidade entre a população mundial, e atualmente com a ascendência da AIDS ou SIDA, a tuberculose voltou a ser uma das doenças com maior índice de mortalidade, apesar de todos os medicamentos e tratamentos atuais. Atualmente o Brasil tem o ProgramaNacional de Controle da Tuberculose (PNCT), implantado pelo Ministério da Saúde, que vem sendo aplicado como programa descentralizado e hierarquizado que se define como: "conjunto de ações integradas desenvolvidas pelos diferentes níveis do governo, com a participação da comunidade, visando modificar a situação epidemiológica através da redução da mortalidade e atenuar o sofrimento humano causadopela doença, mediante o uso adequado dos conhecimentos técnicos e científicos e dos recursos disponíveis e mobilizáveis".

* Agente etiológico:

Bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch. É uma bactéria aeróbica, ácido-resistente, que cresce lentamente, possuindo uma cápsula que o protege dos agentes químicos, mas que é facilmente destruído pelos agentes físicoscomo as radiações ionizantes, calor e luz solar.

É aeróbico estrito preferindo os pulmões principalmente pela presença de oxigênio o que facilita a sua multiplicação lenta na divisão celular, resultando em bacilos mutantes resistentes e na transmissão da doença por causa da ligação dos pulmões com o externo. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos quepermanecem em suspensão durante algumas horas.

* Tipos de resistência:

1. Resistência adquirida: Por seleção de germes resistentes por quimioterapia de baixa potência, irregularidade ou abandono ao tratamento;

2. Resistência primária: Transmissão de bacilos selecionados por resistência adquirida para pacientes sem tratamento anterior;

3. Multirresistência: Resistência a mais de uma droga.No Brasil ocorre resistência a três das mais importantes drogas usuais dificultando o tratamento;

4. Resistência natural: Por mutação genética.

* Fonte de infecção:

O principal reservatório é o homem infectado ou o gado bovino infectado.

* Incidência:

1. O Brasil ocupa o sexto lugar no mundo em número de casos pela OMS;

2. Pessoas que tem um nível sócio-econômico maisbaixo;

3. Entre 5 a 10% dos infectados pelo bacilo de Koch, contraem a doença;

4. Com o aparecimento da aids, a tuberculose voltou ao topo das doenças que mais causam mortes no mundo;

5. Crianças até 3 anos, adolescentes e adultos jovens;

6. Maior em pessoas imunodeprimidas, pessoas desnutridas, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes.

* Período de incubação:

Em média de 6...
tracking img