Trovadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TROVADORISMO

A hierarquia da sociedade feudal era formada por três grupos: clero, nobreza e povo. Deste último grupo faziam parte os vilões (homens livres, ricos ou pobres, mas que não eramnobres), os semi-servos (trabalhadores das terras dos senhores) e os escravos (mouros capturados em operações de guerra).
Como se percebe, havia uma relação de dependência muito bem definida entre asdiversas camadas sociais: os trabalhadores rurais eram vassalos dos nobres e dos eclesiásticos e estes, por sua vez, eram vassalos do rei, que era rei “pela vontade divina”.
O espírito teocêntrico daépoca, ou seja, Deus como centro de todo o Universo, contribuía para manter e justificar o sistema feudal.
O espírito teocêntrico dominava toda a Idade Média: o homem era extremamente religioso,freqüentava a igreja, participava de romarias, peregrinações e cerimônias religiosas. Aceitando a idéia de que o seu destino já estava traçado, mantinha-se (ou era mantido) numa posição subalterna, semcontestar ou tentar modificar a estrutura social que o explorava.
O Trovadorismo ou Primeira Época Medieval, é o período que se estende de 1189 – data provável da Canção Ribeirinha, cantiga de amor dePaio Soares de Taveirós, considerada o mais antigo texto escrito em galego-português – até 1434, com a nomeação de Fernão Lopes para o cargo de cronista-mor da Torre do Tombo.
A cultura trovadoresca,surgida entre os séculos XI e XII, reflete bem o momento histórico que caracteriza o período: na Europa cristã, a organização das Cruzadas em direção ao Oriente; na Península Ibérica, a luta contraos mouros; o poder espiritual em mãos do clero católico , detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico.
Todos os textos poéticos dessa primeira época medieval eram acompanhados demúsica e normalmente cantados em coro, daí serem chamados de cantigas.
Podemos reconhecer dois grandes grupos de cantigas: as cantigas líricas e as cantigas satíricas. As cantigas líricas se...
tracking img