Planejamento estratefico empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
NÚCLEO DE ESTUDOS EM CONTABILIDADE
Pós Graduação em Controladoria
Professor: Hélio Henkin







PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL










Márcio Silva dos Santos





2011


1.1 – Setor: Automotivo

Perspectiva para o ano de 2011 para o mercado automobilísticoSegundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, em nota publicada pela Equipe MB Associados, o mercado automotivo deverá seguir crescendo durante o ano de 2011, ainda que em taxas inferiores às do ano de 2010, esse crescimento deverá acompanhar a desaceleração prevista para o PIB brasileiro no período. A elevação do nível do IPCA em 2010 (5,90%), bem acima do centroda meta de 4,50% ao ano, deve fazer com que o Banco Central eleve os níveis de taxas de juros, a partir de janeiro. Maiores taxas de juros devem contribuir para uma diminuição no volume de crédito ofertado. Além disso, a preocupação com a velocidade do crescimento do crédito e, em especial, com a inadimplência para prazos superiores ha 24 meses fez com que o Governo adotasse no início do mês dedezembro de 2010 medidas buscando reduzir a expansão do volume de crédito. Entre as decisões tomadas podemos citar: elevação de compulsório, elevação do custo de financiamento e limitação para a negociação, por parte dos bancos, para a negociação das carteiras de crédito.
Fonte: MB Associados

1.2 – Principais Concorrentes no Segmento Autopeças para a Empresa Escolhida:

1.2.1- ProdutoMecanismos de Direção Hidráulica e Manual:


1.2.1.1 – TEDRIVE DO BRASIL LTDA.
A fábrica da Tedrive, no parque industrial de Cumbica, cidade de Guarulhos-SP, conta com 260 colaboradores e tem capacidade para uma produção diária de 1.500 sistemas de direção, 1.200 semi-eixos e 2.000 juntas homocinéticas. No mundo, o grupo conta com unidades fabris na Alemanha, Holanda , Polônia e, agora no Brasil.Em 2006 obteve um faturamento aproximado de 480 milhões de euros. Com vendas anuais de cerca de 480 milhões de euros e 2.600 funcionários nas suas cinco unidades, a Tedrive é uma empresa de médio porte que atua globalmente. A sede fica em Heerlen, na Holanda.
Seus principais clientes são as montadoras e demais fornecedores do ramo automobilístico. O proprietário da Tedrive é o grupoalemão de investidores da SSVP (Special Situations Venture Partners II). O fundo investe capital de participação institucional e privada, Em 30 de abril deste ano, adquiriu quatro unidades de produção e desenvolvimento de chassis da Visteon Corporation.
1.2.1.2 – DELPHI AUTOMOTIVE SISTEMS DO BRASIL
Delphi é uma empresa de autopeças norte-americana e uma das maiores do setor no mundo, contando comcerca de 169.500 empregados. Foi criada pela General Motors, tendo também incorporado também outros segmentos industriais, tal como a Delco Electronics, originalmente controlada pela Hughes Defense.
No dia 8 de outubro de 2005 a empresa entrou em processo de concordata perante a United States Bankruptcy Court for the Southern District of New York , a fim de re-estruturar suas operações.
||


1.2.2.1- Produto Bombas Hidráulicas Leves:


Devemos fazer algumas considerações sobre este produto: são peças feitas em ferro fundido, tendo em média 1 Kg cada bomba, apesar de serem produtos industrializados no mercado global estas peças tem ocomportamento de “COMMODITIES” pois:

Grande Oferta Global: Vários fornecedores ofertam este produto, o ciclo de tecnologia de produção deste tipo de bomba está amplamente difundido no mercado mundial, o que causa uma grande oferta. Há facilidade no transporte desta peça, o que dilui os seus custos de importação e fretes, favorecendo a importação asiática. Há em andamento uma Guerra de Preços...
tracking img