Tricotilomania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Tricotilomania?

Tricotilomania é um distúrbio crônico que faz com que a vítima sinta um desejo incontrolável de arrancar seus cabelos, levando a uma notável calvície e provocando trauma, vergonha e acanhamento. Os lugares mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Outros lugares como barba e pêlos pubianos também podem fazer parte dos locais escolhidos. Criançastambém podem exibir esse comportamento arrancando os pêlos dos seus animais de estimação.

Pessoas que sofrem de TTM, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os (Tricotilofagia).
Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum, e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando- as a calvície total.

A Tricotilomania pode ser causada por acúmulo de estresse ou atividades sedentárias, durante as quais as mãos estão livres. Existem várias teorias envolvendo a TTM. Elas são:

a) A TTM pode ser causada por um desequilíbrio químico;
b) A TTM pode ser umproblema genético;
c) A TTM pode ter origem alérgica, provocada por uma dieta inapropriada.

A verdade é que ainda não se sabe qual é a causa da Tricotilomania e pesquisas ainda estão sendo efetuadas com fins de descobrir mais sobre esse distúrbio.

Critério Para o Diagnóstico da TTM

Para que o diagnóstico da TTM seja constatado, é necessário que o paciente apresente os seguintes sintomas:A. Comportamento recorrente de arrancar os cabelos, resultando em perda capilar perceptível.
B. Sensação de tensão crescente, imediatamente antes de arrancar os cabelos ou quando o indivíduo tenta resistir ao comportamento.
C. Prazer, satisfação ou alívio ao arrancar os cabelos.
D. O distúrbio não é melhor explicado por outro transtorno mental, nem se deve a uma condição médica geral (porex., uma condição dermatológica).
E. O distúrbio causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Similaridades e Diferenças Entre a TTM e a DOC

Apesar da Tricotilomania ser classificada como um Transtorno do Controle dos Impulsos, se analisarmos melhor a TTM podemos notar que esse distúrbio ébastante diferente do DOC (Distúrbio Obsessivo Compulsivo), e da Síndrome de Gilles de La Tourette. Segue abaixo as listas de similaridades e diferenças entre a TTM e o DOC.

Similaridades:

1) Os sofredores dos dois distúrbios não conseguem controlar o ato de repetir os comportamentos demonstrados;
2) Os pacientes têm consciência de que seus comportamentos não fazem sentido;
3) O processo dearrancar cabelos, assim como as compulsões podem aliviar a ansiedade;
4) As compulsões e o processo de arrancar cabelos muitas vezes são efetuados para satisfazer a necessidade de encontrar simetria e perfeição;
5) Acredita-se que os dois distúrbios têm origem genética;
6) Os dois distúrbios respondem positivamente a terapia comportamental
Diferenças:

1) Pensamentos obsessivos e mórbidosnão são características da TTM;
2) O ato de arrancar cabelos não tem o intuito de prevenir acontecimentos ruins, ou de escapar de conseqüências negativas;
3) O fator sensório (necessidade de sentir os fios nas pontas dos dedos, lábios, rosto, etc) tem grande importância na TTM. O ato de arrancar os cabelos muitas vezes é executado para estimular as sensações e diminuir o tédio. Esse mesmocomportamento não é demonstrado na DOC.
4) A princípio, as pessoas que sofrem de TTM sentem prazer no ato de arrancar seus cabelos e, no entanto, na DOC as compulsões são vistas como repulsivas e agonizantes.
5) Os dois distúrbios respondem positivamente à terapia comportamental, porém as terapias são executadas de forma diferente.
6) Os primeiros sintomas aparecem em idades diferentes nos dois...
tracking img