ESTUDO DIRIGIDO SOBRE TRANSTORNOS DO CONTROLE DOS IMPULSOS NÃO CLASSIFICADOS EM OUTRO LOCAL

3194 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE PSICOPATOLOGIA GERAL II
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE TRANSTORNOS DO CONTROLE DOS IMPULSOS NÃO CLASSIFICADOS EM OUTRO LOCAL
PROFESSOR: Cláudio
NOME: Pedro
DATA: 22/06/2012
1. Conceitue Transtornos do Controle de Impulsos.
Constituem os problemas psicológicos envolvendo perda de controle, obsessão e compulsão, manias, cleptomania, piromania, jogo compulsivo, tricotilomania e até mesmo violência doméstica e compulsão sexual.

2. Quais as suas características diagnósticas e transtornos associados?
A característica essencial dos Transtornos de Controle dos Impulsos é o fracasso em resistir a um impulso ou tentação de executar um ato perigoso para a própria pessoa ou para outros. Na maioria dos transtornos descritos nesta seção, o indivíduo sente uma crescente tensão ou excitação antes de cometer o ato. Após cometê-lo, pode ou não haver arrependimento, auto-recriminação ou culpa. Os seguintes transtornos são incluídos nesta seção: Transtorno Explosivo Intermitentes, Cleptomania, Piromania, Jogo Patológico e Tricotilomania.

3. Descreva os seus subtipos.
Transtorno Explosivo Intermitente: é caracterizado por episódios distintos de fracasso em resistir a impulsos agressivos, resultando em sérias agressões ou destruição de propriedades.

Cleptomania: caracteriza-se por um fracasso recorrente em resistir a impulsos de roubar objetos desnecessários para o uso pessoal ou em termos de valor monetário.

Piromania: é caracterizada por um padrão de comportamento incendiário por prazer, gratificação ou alívio de tensão.

Jogo Patológico: caracteriza-se por um comportamento mal-adaptativo, recorrente e persistente, relacionado a jogos de azar e apostas.

Tricotilomania: caracteriza-se pelo ato de puxar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer, gratificação ou alívio de tensão, acarretando uma perda capilar perceptível.

Transtorno do Controle dos

Relacionados