Tricorrexe nodosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
A aparência dos cabelos apresenta um importante papel em nossa imagem e bem-estar geral. Além de contribuir para percepção de beleza e atratividade, protege o couro cabeludo da radiaçãoultravioleta (UV) e diminui a sua perda calórica.
As afecções dos cabelos incluem alterações adquiridas ou congênitas que afetam quantitativa e/ou qualitativamente a estrutura do fio, podendo, emalgumas doenças, afetar inclusive o couro cabeludo.
























1.Tricorrexis nodosa
A tricorrexis nodosa consiste na formação de nódulos esbranquiçados ao longo dosfios de cabelo, que se quebram com facilidade nestes pontos. Algumas pessoas confundem estes nódulos com lêndeas (ovos de piolhos), no entanto, a tricorrexis nodosa não é uma parasitose.
A doençaocorre como uma resposta dos fios dos cabelos ao trauma físico ou químico e pode aparecer em pessoas que tem o cabelo normal e o submetem a traumas suficientes para gerar as lesões. Também pode ser deorigem congênita, ocorrendo em fios anormalmente frágeis submetidos a traumas usuais.
A forma mais comum é a resultante de traumas excessivos e repetidos provocados aos cabelos pela frequenteaplicação de permanentes, descolorações, tintura, chapinha, pente quente, escovação frequente e excessiva, massagens capilares e exposição intensa e repetida ao sol. É mais frequente nas mulheres.
Atricorrexis nodosa também pode surgir em decorrência de deficiências nutricionais ou doenças endócrinas. Quando localizada apenas em uma faixa de cabelos, as lesões podem ser decorrentes do ato de coçar, emconsequência de alterações localizadas do couro cabeludo (eczema de contato, dermatite seborreica...).

2.Manifestações clínicas
Os fios de cabelo afetados pela tricorrexis nodosa apresentam pequenosnódulos brancos dispostos ao longo dos fios em intervalos irregulares. O número de nódulos pode variar de apenas um a muitos, dependendo da extensão dos fios e da intensidade do trauma recebido...
tracking img