Cabelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quebra dos cabelos - Tricorrexe Nodosa
A quebra de cabelos é uma queixa comum em pessoas com cabelos muito longos, e nas que os fios passaram por muitos procedimentos químicos ou térmicos. Tambémpode estar vinculada ao excesso de agressões climáticas, na maioria das vezes as radiações UV.
Apresento aqui algumas imagens que são originalmente apresentadas pelo GLOBAL SKIN ATLAS (vale clicar paraver a descrição do caso representado nas fotos abaixo e ter a possibilidade de, em uma busca, conhecer algumas das demais patologias capilares).
No caso das fotos deste post, a descrição fornecida pelaadminsitração do GLOBAL SKIN ATLAS é de um paciente de 5 anos com cabelos ralos, curtos e com fácil quebrabilidade. O problema foi notado pela mãe com meses de idade. Pele, unhas, dentes e a parte dedesenvolvimento mental neste paciente foram apresentados como normais. Não havia histórica clínica do mesmo problema na família da criança.
No microscópio os cabelos apareceram fraturados ouparcialmente fraturados como mostram as imagens ao lado.

Recentemente tive a oportunidade de avaliar uma família com 3 integrantes sendo portadores da tricorrexe nodosa, nome dado à patologia em que oscabelos se apresentam com muita fragilidade e quebrabilidade. Um quadro interessante pois a família inteira resolveu passar em consulta para uma avaliação e orientações. Mas posso garantir que se trata deuma situação rara de acontecer pois na grande maioria das vezes não temos a oportunidade de ver pacientes com um problema que pode ser familiar, em especial um problema que costuma ser pouco frequente(quando é familiar), em vários membros de uma mesma família em um só dia. 

Como disse no começo deste post a tricorrexe inda pode ser causada por fatores externo. Apresentei aqui há algum tempo umaevolução do uso do formol em escovas progressivas que acarretou quadro severo de tricorrexe nodosa em uma paciente que tive a oportunidade de atender. Segue abaixo o link para esta sequência de...
tracking img