Trichomonas vaginalis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome cientifico: Trichomonas vaginalis

Formas evolutivas: o protozoário apresenta-se somente sob a forma de trofozoíto. Este tem um formato piriforme, com uma estrutura de sustentação muitotípica, chamada axóstilo. Contém um núcleo oval, localizado próximo à base do axóstilo, com cromatina constituída de grânulos pequenos e finos, uniformemente distribuídos em seu interior. Possui cincoflagelos, corpo parabasal, filamento parabasal e apresenta granulações citoplasmáticas muito aparentes.

Ciclo biológico: A transmissão ocorre principalmente por meio relação sexual, por isso atricomonose pode ser caracterizada como uma doença sexualmente transmissível.Outros métodos possíveis de transmissão são: assentos de vasos sanitários, roupas íntimas, água de banho, instrumental ginecológico eoutros fômites.É um parasita que coloniza a uretra peniana e a mucosa vaginal.

Sintomas: O Trichomonas vaginalis produz infecção somente no trato urogenital humano. Na mulher, o período deincubação varia de três a vinte dias. A tricomoníase provoca uma vaginite que se caracteriza por um corrimento vaginal fluido abundante de cor amarelo-esverdeada, bolhoso, de odor fétido, mais freqüentementedo período pós-menstrual. A mulher apresenta dor e dificuldade para as relações sexuais, desconforto nos genitais externos e dor ao urinar. A vagina e a cérvice podem ser edematosas e eritematosas,com erosão e pontos hemorrágicos na parede cervical.No homem, a tricomoníase é comumente assintomática ou apresenta-se como uma uretrite com fluxo leitoso ou purulento e uma leve sensação de prurido nauretra.

Características morfológicas e fisiológicas 

O Trichomonas vaginalis é um protozoário heterotrófico e anaeróbico facultativo, que possui flagelos para a locomoção. Se reproduz pordivisão binária longitudinal, e possui em seu núcleo seis cromossomos.O T. vaginalis é uma célula polimorfa (pois, não existem estruturas de sustentação, ou que lhe confiram rigidez, sob a membrana),...
tracking img