Trichomonas vaginalis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trichomonas vaginalis



Somente existe na forma de trofozoítas, possuindo quatro flagelos livres, axóstilo, flagelo recorrente que forma membrana ondulante.Seu metabolismo é anaeróbico, razão pela qual a presença de bactérias é favorável para o seu desenvolvimento, já que a presença de oxigênio é nociva para os tricômonas. Areprodução se faz por divisão binária longitudinal.

O habitat do T. vaginalis é no sexo feminino, sobre a mucosa vaginal, podendo ser observada em outros lugares doaparelho geniturinário. No homem, já foi encontrado no prepúcio, na uretra e na próstata. Em razão do exposto, o principal mecanismo de infecção é o passivo genital. Emgestantes infectadas por este parasita, pode ocorrer infecção de conceptos do sexo feminino em canal de parto. Bem mais raramente, em função de certa resistência da formatrofozoítica em meio úmido pode-se conceber transmissão através de fômites (roupas íntimas e material de exame ginecológico) ou contato da genitália com meio contaminado, tal comobanheiras e piscinas.

Em razão de a tricomoníase ter mecanismo de infecção quase exclusivo passivo genital, a faixa sexualmente ativa da população será a maisparasitada, sua distribuição cosmopolita e a chance de infecção diretamente proporcional ao número de parceiros sexuais e a falta de conhecimento e ausência da utilização de práticasde profilaxia desta parasitose. A transmissão é feita, principalmente, por relação sexual.

A profilaxia desta parasitose se baseia na educação sanitária dapopulação, quanto aos aspectos relativos à transmissão/prevenção desta parasitose, e como qualquer DST, de um elo contínuo e de confiança entre os postos de saúde e a população.
tracking img