tribos urbanas

Páginas: 12 (2870 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Alguns aspectos Teóricos
 
Após fazer uma explanação de alguns aspectos da Cultura da Música Eletrônica, é preciso, neste momento, explicar  aspectos da pós-modernidade, da vida urbana nesse contexto histórico, o conceito de tribo, o movimento dos Primitivos Modernos (ModPrims) a fim de um melhor entendimento sobre características da subjetividade contemporânea que estão implicadas naestrutura do agrupamento clubber/rave.
-----------------------------------------------------------------------
Tribos
 Ao utilizar o termo “tribos urbanas “, antes de mais nada, deve-se ter presente o sistema de significações de onde foi retirado esse termo. O termo “tribo” tem seu domínio original da etnologia e nela, uma forma de organização da sociedade.
 Para avaliar até que ponto esse termoajuda a entender os fenômenos que ocorrem nas sociedades contemporâneas é importante definir os significados que ele tem no campo em que é manejado como termo técnico, nas sociedades indígenas. Tribo constitui mais que uma divisão em clã, linhagem, aldeia. Trata-se de um pacto que aciona lealdades para além dos particularismos de grupos domésticos e locais. (Magnani, 2002) 
É paradoxal o uso dotermo “tribo” para denominar tipos de agrupamentos nas sociedades urbano-industriais já que esses grupos evocam particularismos, simbologias, regras, costumes, marcas de uso e significados restritos. E, no contexto das sociedades indígenas “tribo” aponta para alianças amplas. 
Quando “tribo” é empregado como uma metáfora pode-se dizer que evoca – primitivo, selvagem, natural, comunitário –características que se supõe estarem associadas, acertadamente ou não, ao modo de vida de povos que apresentam, num certo nível, a organização tribal. (Magnani, 2002)
Em  um primeiro significado, mais geral,  tribo urbana tem como referente determinada escala que serve para designar uma tendência oposta ao gigantismo das instituições e do Estado nas sociedades modernas: diante da impessoalidade eanonimato destas últimas, tribo permitiria agrupar os iguais, possibilitando-lhes intensas vivências comuns, o estabelecimento de laços pessoais e lealdade, a criação de códigos de comunicação e comportamento particulares. Em outros contexto, quando tribo evoca o “primitivo”, designa pequenos grupos concretos com ênfase nos elementos que seus integrantes usam para estabelecer diferenças, por exemplo,vestimentas, cortes de cabelo e tatuagens, piercings, a cor da roupa. Quando evoca o “selvagem”, o termo designa principalmente o comportamento agressivo, “anti-social” e contestatório. Esse último pode ser claramente identificado no discurso clubber, no dogma PLUR, etc. Ainda, quando são referidas grandes concentrações – festas raves, shows (envolvendo ou não consumo de drogas ou comportamentoscoletivos tidos como irracionais), evoca-se algo confusamente imaginado como “cerimônias primitivas totêmicas”. (Magnani, 2002)
Por fim,  nas tribos urbanas, o que não se aplica às indígenas, vê-se grupos cujos integrantes vivem simultânea ou alternadamente muitas realidades e papéis, assumindo sua tribo apenas em determinados períodos ou lugares,por exemplo o bancário que só depois do expediente éclubber, o universitário que só à noite é dark, rapper que oito horas por dia é office-boy  etc (Magnani, 2002). 
-----------------------------------------------------------------------
VidaUrbana

Devido ao crescimento das cidades, a vasta aglomeração, extensas e complexas organizações nas quais a função oculta a pessoa, podem contribuir para o sentimento de uniformização aparente dosindivíduos. Criam-se, então, tentativas de respostas ao sentimento de massificação como: a procura de novas formas de subjetivação, a difusão de estilos de vida diferenciados, a experimentação que tentar criar novas unidades sociais mais “afetivas”, a multiplicação de possibilidades de engajamento, entre outras (Amaral, 1992, 2002). 
 O encontro do “outro” organizado em grupos que visam a esse fim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tribos Urbanas
  • Tribos urbanas
  • Tribos urbanas
  • Tribos Urbanas
  • Tribos urbanas
  • Tribos Urbanas
  • Tribos urbanas
  • Tribos Urbanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!