Treinamento tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEÓRICO

Importâncias do Planejamento de Treinamento

Para que possamos definir um bom planejamento devemos conhecer o significado dos termos: avaliar, validar e treinamento, para que se evite uma interpretação conceitual e operacional equivocada.

“Avaliar significa submeter algo a um processo de analise normalmente determinado por parâmetrosconcretos ou referenciais. Validar é reconhecer o valor esperado do objeto da analise efetuada, comparando a situação identificada, após uma ação de modificação do comportamento do público-alvo, aos fatos que levaram à realização do treinamento, a que se denomina, geralmente, de ‘carência’. Treinamento é a ação sistematizada de educação para a capacitação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento doindivíduo.” (BOOG, 2001, p.9).

Combinado esses três termos, podemos definir que uma das etapas do processo de treinamento é a busca de informações que levem a uma conclusão sobre o alcance dos objetivos propostos para o evento em si, em que medida, com que intensidade, e em que circunstância, sob a forma de conclusões expressas em indicadores.
Segundo FERREIRA (1985) que o interesse dotreinando deves ser mantido sempre em bom nível durante topo tempo e que quando explicamos sempre com a necessária clareza, precisão e concisão cada uma das diversas partes do trabalho que o aprendiz irá executar, não se esquecendo de ressaltar aquelas consideradas mais importantes.

O Treinamento técnico, dada a sua finalidade essencialmente prática, deve ser na medida do possível,quando da sua execução, escoimado de informações teóricas que não sejam solicitadas para o exercício da profissão. Esse, aliás, deve constituir o fundamento de qualquer treinamento. As aulas, sejam de tecnologia, sejam de ciências, devem ser ricas de demonstrações experimentais, propiciando aos treinandos “a oportunidade de exercitarem o raciocínio para tirarem suas próprias conclusões sobre osprincípios ou leis que fundamentam os fenômenos observados”. (FERREIRA, 1985, p. 130).

Conforme CHIAVENATO (2004) que o conceito de treinamento pode apresentar diferentes significados. Onde no passado consideravam o treinamento como um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho e que atualmente este conceito foi ampliado considera-se treinamento como um meio paraalavancar o desempenho do cargo.

[...] Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Modernamente o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim decontribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornaram cada vez mais valiosas. (CHIAVENATO, 2004, p. 340).

Segundo SANTOS (1978) a Formação Profissional ou Educação Técnica é um sistema intencional voltado para criar habilitações, tanto quanto possível permanentes, para os papéis que a sociedade exige na produção de bens e serviços. “Coloca o indivíduo em um panorama completo,integrando-o como ente produtor de alguma coisa mais, também, como ser social que julga e dirige seus atos de trabalho”.
Em razão disto, acredita-se que a formação profissional proporciona ferramentas para criar habilitações. Contudo, cabe a cada colaborador decidir qual tipo de formação ele almeja para si, pois este é o responsável interinamente pelos seus atos no ambiente de trabalho.Segundo CARVALHO (1994) relata que o processo de desenvolvimento prepara o indivíduo para posições mais complexas em termos de carreira profissional, ou seja, amplia as potencialidades do indivíduo, capacitando-o a ocupar cargos que envolvem mais responsabilidade e poder.

[...] O treinamento é a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa para o...
tracking img