Treinamento de velocidade e treinamento de flexibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO DE VELOCIDADE E TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE

Definição
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.
Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.
Tipos de velocidade
    Existem vários tipos de velocidade em que uns são mais frequentes numas modalidades doque outras e cada um com a sua importância para um bom desempenho.
Encontramos então vários autores a falar-nos de dois tipos de velocidade, velocidade simples e velocidade complexa. De referir que vários autores se referem à primeira de várias designações, em que Mateie (1986) se refere como velocidade simples, já Carvalho (2000) de “velocidade pura” e Adelino, J; Vieira, J; Coelho, O;(2000) como velocidade elementar, pode-se dizer que os autores se referem a uma velocidade base onde não existe complexidade nas suas formas de velocidade. Em relação à velocidade complexa existe um maior consenso entre os autores.
    Mateie (1986) fala-nos da velocidade de reação motora simples que exige uma constante atenção na especialização em modalidades que, na fase inicial da competição, oudurante esta, exijam resposta imediata a sinais ou situações previamente determinados como é o caso do tiro de partida, o apito do árbitro, o aparecimento do alvo nas provas de tiro rápido, etc.
    Este mesmo autor dá-nos a conhecer também a velocidade de reação motora complexa, em que os requisitos são mais elevados nas modalidades que se caracterizam por uma constante e súbita mudança da açãocomo acontece nos jogos ou num slalom em que um atleta tem de escolher de várias ações possíveis aquela que se adapte à situação em que se encontra.
    Podemos então dizer que na velocidade de reação simples existe a reação a um estímulo já conhecido (tiro de partida) e que já é conhecida à resposta a dar a esse mesmo estímulo (arrancar o mais rápido possível).
    No caso da velocidade dereação complexa existe a reação a um estímulo desconhecido (golpe rápido de um adversário) e é desconhecida a resposta a dar a esse mesmo estímulo (com esquiva em defesa ou com contra ataque).
    A velocidade de reação simples pode ainda subdividir-se em velocidade de reação simples acíclica, ou seja, a velocidade de realizar movimentos únicos como é o caso do lançamento do dardo e velocidade de reaçãosimples cíclica, o mesmo é dizer, realizar movimentos repetidos como acontece num Sprint.
    Segundo Adelino ET al. (2000) a velocidade complexa manifesta-se em associação com outras capacidades, como por exemplo:
* Velocidade associada com força (força de impulsão, força de remate, força de aceleração).
* Velocidade associada com a resistência (velocidade resistência)
* Velocidadeassociada à tomada de decisão e à atuação táctica (ações coletivas (rápidas) nos jogos desportivos coletivos)
* Velocidade associada ao gesto técnico
    Podemos também acrescentar o que nos diz Garganta (1999) que a capacidade de previsão, por exemplo, permite que um jogador, mesmo sendo ”mais lento” do que outro, do ponto de vista neuromuscular, possa chegar mais depressa a um determinadolugar do terreno de jogo, porque previu e antecipou a resposta. (Velocidade de percepção e de antecipação)
Fatores anatomofisiológicos da capacidade de treinamento
    O treino da velocidade deve começar ainda na infância, altura em que o sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento, sendo esta fase de grande importância para melhorar o que a genética nos deu.
    Um treino para a forçamuscular pode aumentar 300%, para aumentar a velocidade apenas 10%, pois não se consegue obter tantos resultados, e de forma tão rápida e acessível como no treino da força ou resistência.
    Os exercícios devem ser de curta duração, mas de alta intensidade, os resultados estão dependentes da qualidade e não da quantidade.
    Os exercícios devem ser executados com rapidez e não com...
tracking img