Treinamento de brigada de abandono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE ABANDONO


1.1. Introdução
“O fogo foi inventado na era pré-histórica, e o homem aprendeu a se defender, ao longo dos anos novas tecnologias foram surgindo e novos processos de fabricação e novos tipos de materiais causam o surgimento de novos riscos, e a proteção deve evoluir no mesmo ritmo.”
Leandro A. Graton.
O plano de evacuação de uma forma geral tem por objetivo minimizar eprevenir, o máximo possível acidentes pessoais e danos na propriedade da empresa e áreas vizinha. É a eficiência de uma evacuação que delimitará as perdas humanas principalmente em edifícios em altura e hospitais. Deve-se levar em consideração que na hora de um sinistro o principal inimigo que se tem é o pânico. Quanto mais preparadas às pessoas estiverem para enfrentar uma situação de emergência,maiores as chances de se salvarem. Infelizmente só começamos a nos dar conta disso depois de termos vivenciando várias tragédias como a do Edifício Joelma no qual morreram mais de 180 pessoas e com mais de 300 feridos e a do Edifício Andrauss que morreram 16 pessoas e com 345 feridos. Ainda assim se faz muito tímida esta conscientização das pessoas e das organizações no sentido de que todos devemosestar preparados para eventualidades. Existe sempre aquela mentalidade de que comigo nãoacontece e no geral este tipo de preocupação vai ficando para 2°ou 3°plano.
1.2. Porque devemos ter um bom planejamento?
Num desastre as comunicações podem ser interrompidas e as condições podem ser caóticas, por isso o objetivo de um plano de controle de desastre deve ser o de desenvolver o planejamento quepermitirá aos responsáveis pela empresa, durante uma situação de emergência, se concentrarem mais na solução dos problemas prioritários do que na tentativa de por alguma ordem ao caos.
1.3. Objetivos do Trabalho:
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância de uma boa organização e um bom planejamento, sistematizando tecnicamente os planos de evacuação em especial as rotas de fuga, a fim deque nós como profissionais saibamos organizar com certa destreza a evacuação de prédios em situações de emergência.

Definições
2.1. Situações de Emergência:
Situações inusitadas que fogem as atividades normais da empresa e que podem trazer prejuízos de qualquer tipo e de diversas proporções. Estas situações podem ser inesperadas, mas nunca imprevistas.
2.2. Planos de Abandono:
É o planejamentodo que deve ser feito em situações de emergência, através de um projeto de rotas de fuga indicado com sinalizadores para que as pessoas possam fugir da situação da maneira mais segura possível. É este plano que estabelece a hierarquia de responsabilidades de tomada de decisão, o tipo de orientação e treinamento que deverá ser feito ao pessoal, bem como a frequência com que devem ocorrer. Enfim todaa organização da estrutura que garantirá o bom resultado em casos de evacuação.
2.3. Rotas de Fuga:
São caminhos previamente estabelecidos para onde as pessoas devem seguir em casos de emergência. Estas rotas serão projetadas de acordo com um estudo de número de pessoas em cada prédio, suas características físicas e uma análise do prédio em si.
2.4. Brigada de Abandono:
São equipes de auxílio àevacuação formada por funcionários da própria empresa que serão selecionados de acordo com sua liderança em relação ao grupo e que possuam equilíbrio físico e emocional para orientar este grupo numa situação de emergência. Estes funcionários serão devidamente treinados pelo corpo de bombeiros para desenvolver esta atividade.
2.5. Sinalizadores:
Podem ser sonoros (campainhas, alarmes, bips, etc.) evisuais (placas de orientação e informativas, sinais luminosos, etc.)
2.6. Treinamento de Pessoal:
É a orientação às pessoas de como agir em casos extremos. São feitas através de palestras, orientações, cursos e ainda simulações periódicas de casos reais.
Situações de emergência
As situações de emergência podem, na maioria dos casos, serem prevenidas ou pelo menos controladas através de um bom...
tracking img