TREINADOR

3537 palavras 15 páginas
ANEXO I - INSTRUÇÕES PARA ESTRUTURA E FORMATAÇÃO GRÁFICA

Com o objetivo de obter padronização de forma nos Projetos de Pesquisa e nos Relatórios Escritos dos Programas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, apresentamos a seguir os princípios gerais e roteiro para nortear a digitação dos trabalhos. Neste documento estão reunidas informações referentes ao tipo e tamanho de fonte, posição e formato de títulos e seqüência das partes integrantes do trabalho, entre outras. Cabe ressaltar que, conforme NBR 14724:2005, “o projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho”. Todavia, os elementos que são normatizados deverão ser atendidos.
Profa. Sandra M R N de Castilho

1) Aspectos Gerais: regras gerais de apresentação
Material e Encadernação
Capa e contra-capa: dura, na cor preta e com gravação em letras douradas
Texto: papel A4 - 210x297mm - branco

Margens:
Superior e Esquerda: 3,0 cm
Inferior e Direita: 2,0 cm

Espaçamento entre linhas e Parágrafos:
O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 linha.

É usual o espaçamento entre parágrafos deve ser o dobro do existente entre as linhas. No caso de utilização de editor de textos (Word), no menu Formatar\Parágrafo\Recuos e Espaçamentos, definir a medida 12 pontos DEPOIS.

O início do texto de cada parágrafo deve ficar 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Pode-se optar em definir o recuo especial para a primeira linha, utilizando os recursos do editor de textos ou ainda utilizar-se do recurso de tabulação.

As citações longas, as notas de rodapé, as referências, as legendas das tabelas e ilustrações bem como os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.

Escrita
Recomenda-se utilização de Fonte tamanho 12 para todo o corpo do texto. A fonte de tamanho 10 devem ser utilizadas para citações longas (mais de 3 linhas), notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações e das tabelas. Para as citações longas (mais de 3 linhas)

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • O saber e o querer fazer
    33135 palavras | 133 páginas
  • Psicologia aplicada ao direio
    24236 palavras | 97 páginas
  • Senhor
    68074 palavras | 273 páginas