Trbalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORES: ADARLY GOES, SERGIO DE GOES, LISNEIA RAMPAZO, MÁRCIA BASTOS

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

CAMPINA GRANDE-PB
2011
ADARLY GOES, SERGIO DE GOES, LISNEIA RAMPAZO, MÁRCIA BASTOS

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

ALUNA: Juliedna da Cunha Alves

CAMPINA GRANDE-PB
2011
SUMÁRIO

1 RESENHACRITÍCA................................................................................................... 03
2 CREDENCIAL DA AUTORA..................................................................................... 03
3 INTRODUCÃO............................................................................................................. 03
4DESENVOLVIMENTO............................................................................................... 04
5 CONCLUSÃO............................................................................................................... 07
6 REFERÊNCIAS............................................................................................................ 08

RESENHA CRÍTICA

CREDENCIAL DA AUTORA
Marilda Villela Iamamoto é AssistenteSocial, Doutora em Ciências Sociais, Professora Titular aposentada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente Professora Titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que publicou vários livros.

INTRODUÇÃO

O serviço social, enquanto profissão criada para cumprir determinadas tarefas na sociedadecapitalista carrega no seu interior contradições e antagonismos que se explicitam na análise de sua trajetória histórica de prática com as classes sociais.
A história do Serviço Social está ligada aos fatos históricos, portanto não deve ser entendida como uma cronologia de fatos.
O serviço social no Brasil na década de trinta não pode ser analisado como um contexto histórico simplesmente, mas como umprocesso acumulativo nos setores social econômico político e religioso. Apesar de ter iniciado nos anos 20, só tomou impulso na década seguinte. Com a econômia brasileira se industrializando cada vez mais, decorrente do modo de produção capitalista.
Veremos neste trabalho o processo histórico evolutivo que esta classe obteve.

DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social que conhecemos na atualidadeteve origem no final do século XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. Durante muito tempo, o Serviço Social assim se manteve, aderindo aos dogmas da doutrina social da Igreja Católica, que deu um aspecto humanista à profissão do serviço Social. Ao mesmo tempo em que se desenvolveu na Europa, seguindo concepções semelhantes, o ServiçoSocial também se desenvolveu nos Estados Unidos, que se tornaram o centro de referência do capitalismo, logo no início do século XX.
Entretanto, percebe-se que o Serviço Social desenvolvido na América não apresentava o mesmo perfil daquele promovido pela burguesia européia, pois teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sócio-conservador e também se atrelou à doutrina da Igreja Católica.
AAssistência Social aqui no Brasil surgiu como uma das estratégias concretas de disciplinamento, controle e reprodução da força de trabalho, o seu papel era de controlar e conter as lutas sociais. O processo de profissionalização da classe foi lento, isto porque o mesmo foi produzido para atender também aos interesses da burguesia, que tentava desarticular a classe operária, sacrificada pelasrelações trabalho-capital.
Em visita ao Brasil (1932), a belga Adèle de Loneux faz palestras e participa de conferências, em São Paulo e Rio de Janeiro, lançando, pela primeira vez, a noção de Serviço Social no país. Adèle definia, em uma conceituação arraigada no contexto europeu da época, que o "Serviço Social é o conjunto de esforços feitos para adaptar o maior número possível de indivíduos à...
tracking img