Tratos culturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratos culturais

Os tratos a serem observados nas hortas são os seguintes:

- Regas: As regas dos canteiros de semeação devem ser executadas de início, pela manhã e à tarde. Quando as plantinhasestiverem desenvolvidas passa-se a regar somente à tarde, nunca, porém, quando o sol estiver forte.

As regas dos canteiros definitivos são feitas somente quando necessário. Na pequena hortadoméstica utiliza-se o regador ou as mangueiras para regar.

O uso de mangueiras é mais cômodo, apresentando, contudo alguns inconvenientes que, quando não são observados, podem prejudicar o bomdesenvolvimento das plantinhas. Entre eles, citamos a “pressão do jato d’água” que endurece a superfície do solo ou produz os efeitos desastrosos um aguaceiro.

Para o caso das hortas intensivas e extensivas,as regas terão de ser feitas por outros processos. O uso do regador fica limitado tão somente para canteiros de semeação.

As regas das culturas serão executadas segundo a conveniência dohorticultor e por um daqueles métodos de irrigação já citados. (Irrigação por infiltração, Irrigação por aspersão ou Irrigação por inundação).

Não devemos nos deixar enganar pela superfície molhada da terradevida esta permanecer úmida até a profundidade das raízes. Na horta não pode confiar nas águas das chuvas, sendo estas escassas e até mesmo não propiciando os efeitos desejados. “O horticultor quenão dispuzer de água à vontade nem deve iniciar a sua horta”.

- Capina ou carpas: Tem por finalidade manter o solo livre das ervas daninhas. São executadas com o auxílio de enxadas, aradinhos de mãoou preferivelmente com os cultivadores, podendo estes ser a tração animal ou mecânica.

- Escarificações: Entende-se por escarificação o ato de revolver a superfície do solo, evitando-se a formaçãode crostas duras que geralmente se formam após chuvas pesadas ou algumas irrigações. Ela é realizada por diferentes motivos.
Na cultura do aspargo, por exemplo, ela é praticada com a finalidade...
tracking img