Tecnologias para o tratamento de efluentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo:
É chamada de efluente líquido toda a mistura de água e poluentes. O objetivo de tratar os efluentes é a obtenção de água para reuso, gerando assim benefícios ecológicos e econômicos.
O efluente líquido pode ser solúvel ou conter sólidos em suspensão. Tais sólidos podem ter coloração, ser orgânicos ou inorgânicos e ter temperatura baixa ou elevada. As formas mais comuns paracaracterizar a massa líquida são: temperatura, cor, turbidez, presença ou ausência de sólidos, pH, alcalinidade, teor de matéria orgânica e presença de bactérias, protozoários ou vírus.
As novas tecnologias desenvolvidas pela Biofibra para o tratamento de efluentes líquidos são sistemas aeróbios e anaeróbios fabricados em fibra de vidro, que além da facilidade para o transporte e instalação, sãoimpermeáveis e não podem gerar vazamentos ou infiltrações muito comuns nos sistemas construídos em concreto.
2. Introdução:
As exigências da legislação ambiental levaram as empresas a buscar soluções para tornar seus processos de tratamento de efluentes mais eficazes. Efluentes líquidos são tratados de modo que possam ser reutilizados em processos adequados de limpeza ou até mesmo lançados nasredes de esgoto que os despejam em afluentes. Desta forma, contribuindo para a manutenção da qualidade desses afluentes e, consequentemente, dos mares e oceanos, evitando assim, que os efluentes líquidos sejam despejados diretamente provocando grandes impactos negativos nestes ambientes.
A empresa Biofibra produz dois tipos de equipamentos para o tratamento de efluentes:
- Estação de Tratamentode Efluente (ETE)
- Sistema Separador de Água e Óleo (SAO)
3. Desenvolvimento:
3.1) OBTENÇÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS:
Os efluentes podem ser obtidos a partir de várias fontes, podem ser:
I. Domésticos:
São caracterizados por possuir uma grande quantidade de material orgânico e carga poluente originada de produtos químicos de limpeza.
II. Industriais:
Sua composição varia de acordo com oramo da indústria que o libera, pode ser rico em matéria orgânica ou até mesmo em compostos químico-tóxicos.
III. Agrícolas:
Ricos em nitrogênio, fósforo e enxofre, por conta dos adubos e agrotóxicos utilizados em plantações. Os poluentes agrícolas atingem as águas penetrando no solo e alcançando o lençol freático ou quando são levado pelas águas da chuva que lavam os solos contaminados.
IV.Pluviais urbanos:
A água das chuvas que ocorrem nos centros urbanos lava o ambiente das cidades, trazendo consigo os poluentes como fuligem, compostos de carbono liberados por carros, dentre outros.
V. Depósitos de resíduos sólidos:
Os depósitos urbanos de resíduos sólidos produzem um composto concentrado de matéria orgânica e com grande potencial poluente: o chorume.
3.2) CARACTERÍSTICASDOS EFLUENTES LÍQUIDOS
As características físicas, químicas e biológicas dos efluentes líquidos variam quantitativa e qualitativamente em função do tipo de utilização da água na fonte de poluição. As principais características são:
I. Sólidos em suspensão:
• Resíduo que permanece no filtro após filtragem da amostra do efluente.
II. Sólidos dissolvidos:
• Material que passa através do filtro.Representam a matéria em solução presente na amostra do efluente.
III. Temperatura:
• Devido aos danos que a temperatura pode causar às espécies de peixes, essa é uma característica muito importante, pois a solubilidade do oxigênio na água diminui com o aumento da temperatura.
IV. Cor:
• Provocada por corantes orgânicos e inorgânicos, pode provocar grande impacto visual nos cursos d'água.
V.pH:
• Seu controle é importante tanto para o lançamento em corpos d'água como para o tratamento dos efluentes.
VI. Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO):
• Indica a quantidade de matéria orgânica que pode ser biologicamente degradada presente no efluente. É um importante parâmetro utilizado no controle da poluição.
VII. Demanda Química de Oxigênio (DQO):
• Indica a quantidade de matéria...
tracking img