Tratamento de efluentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA – UNIVAP
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO – FEAU

Tratamento de Efluentes contendo Chumbo e Fluoreto











Maio/2014

SUMÁRIO

1 – OBJETIVO...............................................................................................................................03
2 - INTRODUÇÃOTEÓRICA..........................................................................................................04
3 - REMOÇÃO DE CHUMBO EM TRATAMENTO DE EFLUENTES..................................................06
4 - REMOÇÃO DE FLUORETO EM TRATAMENTO DE EFLUENTES................................................09
5 –BIBLIOGRAFIA........................................................................................................................13


















1 - OBJETIVO

Entender o funcionamento do tratamento de efluente industrial e a remoção de chumbo e fluoreto.























2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 - Utilização de Água na Indústria
A utilização de água pela indústria pode ocorrer de diversas formas, tais como: incorporação ao produto; lavagens demáquinas, tubulações e pisos; águas de sistemas de resfriamento e geradores de vapor; águas utilizadas diretamente nas etapas do processo industrial ou incorporadas aos produtos; esgotos sanitários dos funcionários. Exceto pelos volumes de águas incorporados aos produtos e pelas perdas por evaporação, as águas tornam-se contaminadas por resíduos do processo industrial ou pelas perdas de energiatérmica, originando assim os efluentes líquidos.
Os efluentes líquidos ao serem despejados com os seus poluentes característicos causam a alteração de qualidade nos corpos receptores e consequentemente a sua poluição (degradação). Historicamente o desenvolvimento urbano e industrial ocorreu ao longo dos rios devido à disponibilidade de água para abastecimento e a possibilidade de utilizar o rio comocorpo receptor dos dejetos. O fato preocupante é o aumento tanto das populações quanto das atividades industriais e o número de vezes que um mesmo rio recebe dejetos urbanos e industriais, a seguir servindo como manancial para a próxima cidade ribeirinha.

2.2 - Poluição Hídrica
A poluição hídrica pode ser definida como qualquer alteração física, química ou biológica da qualidade de um corpohídrico, capaz de ultrapassar os padrões estabelecidos para a classe, conforme o seu uso preponderante. Considera-se a ação dos agentes: físicos materiais (sólidos em suspensão) ou formas de energia (calorífica e radiações); químicos (substâncias dissolvidas ou com potencial solubilização); biológicos (microorganismos).
A poluição origina-se devido a perdas de energia, produtos e matérias primas,ou seja, devido à ineficiência dos processos industriais. O ponto fundamental é compatibilizar a produção industrial com a conservação do meio ambiente que nos cerca. Somente a utilização de técnica de controle não é suficiente, mas é importante a busca incessante da eficiência industrial, sem a qual a indústria torna-se obsoleta e é fechada pelo próprio mercado. A eficiência industrial é oprimeiro passo para a eficiência ambiental.

2.3 - Tratamento de Efluentes
Os sistemas de tratamento devem ser utilizados não só com o objetivo mínimo de tratar os efluentes, mas também atender a outras premissas. Um ponto importante a ser observado é que não se devem gerar resíduos desnecessários pelo uso do tratamento. A estação de tratamento não deve gerar incômodos seja por ruídos ou odores,nem causar impacto visual negativo. Deve-se sempre tratar também os esgotos sanitários gerados na própria indústria, evitando-se assim a sobrecarga no sistema público. Assim cada indústria deve controlar totalmente a sua carga poluidora. Podemos sintetizar que um bom sistema de tratamento é aquele que pode ser visitado.
2.4 – Uso Eficiente da Água na Indústria
Os usos da água na indústria...
tracking img