Tratado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tratado de Nanquim foi firmado entre a China e a Grã-Bretanha em 1842, como condição para o encerramento da primeira das Guerras do Ópio, determinando, entre outros aspectos, a liberdade de moradia de cidadãos ingleses em Cantão, Fuzhou, Xiamen, Ningbo e Xangai. Cedia, também, a posse de Hong Kong por tempo indeterminado para Rainha Vitória da Inglaterra e seus sucessores. Recentemente estacidade voltou a fazer parte da Republica Popular da China.

A República Popular da China foi fundada em 1949, pelo Partido Comunista Chinês (PCC) comandado por Mao Tsé-Tung. Entre 1957 e 1958, implantou um plano denominado “Grande Salto”, buscando a industrialização do país e a reforma agrária, levando milhões de pessoas de volta ao campo. Do ponto de vista social, o governo implantou medidas decontrole da natalidade, cotas de consumo e coletivização da propriedade privada. As casas passaram a ser divididas por várias famílias, as pessoas usavam roupas padronizadas de cor azul e recebiam vales para aquisição de uma cesta padrão de alimentos e bens de consumo não duráveis, toda a população recebia treinamento militar.

Por outro lado, Mao Tse-Tung rompeu com a antiga União Soviética, quedeixou de auxiliar financeiramente e com tecnologia a economia chinesa. Como resultado, o Grande Salto fracassou, pois as industrias não eram competitivas e a agricultura atrasada, levando à escassez e à fome em massa. A China era um país de baixo índice de desenvolvimento econômico e social.

Mao Tse-Tung também promoveu a Revolução Cultural (1966-1976), que mobilizou as massas contra as velhaslideranças do Partido Comunista Chinês e possibilitou a ele dirigir o país de forma ditatorial. Esta fase se encerrou em 1976 com a morte de Mao. Assume o poder Deng Xiaoping, que inicia um período de reformulação dos rumos econômicos e sociais da China, que alteraram substancialmente o desenvolvimento e o crescimento, levando o país a ter uma nova inserção na economia internacional.

A Chinamanteve a estrutura política de partido único e não há uma oposição formal ao PCC, o que diferencia e distancia o regime político chinês daqueles praticados pela maioria das economias ocidentais.

A China hoje tem uma economia integrada com o mundo, tanto em termos de comércio externo, como em termos de fluxos de capitais para investimentos diretos (IDE), o que ajuda a explicar a sua taxa decrescimento do PIB durante as últimas três décadas.

Em suma, a economia da China, durante os últimos 30 anos, mudou de um sistema de planejamento central para uma economia voltada para o comércio externo, com grande crescimento do setor exportador, tornando-se um importante país na determinação da dinâmica do comércio mundial de bens e serviços, com mais de 6% do total das exportações mundiais. AChina deixou de ser um país subdesenvolvido, com problemas econômicos e sociais graves, para se tornar uma economia emergente, uma candidata a nova potência mundial. Mas vejamos como isto foi feito.

As reformas iniciadas no final dos anos 1970 eliminaram gradualmente o sistema de agricultura coletiva, liberaram os preços dos produtos, deram autonomia para a atuação das empresas estatais,iniciaram uma reforma do sistema bancário e possibilitaram o desenvolvimento do mercado acionário chinês. Tudo isto possibilitou o crescimento do setor não estatal e a abertura comercial e financeira, atraindo cada vez mais empresas multinacionais dispostas a produzir no país, utilizando a mão-de-obra barata e que não faz exigências trabalhistas importantes. Um exemplo disto está no fluxo de investimentodireto estrangeiro (IDE) em 2007, que foi de cerca de US$ 84 bilhões de Dólares.

O crescimento do PIB per capita na China foi em média 8% ao ano desde 1980, mas como vimos acima, está muito abaixo das economias desenvolvidas. O crescimento do PIB Total deste país tem sido elevado, alcançando taxas acima de 11% em vários anos. Entre 1990 e 2007 o PIB chinês cresceu em média 9,96% ao ano. Os...
tracking img