Tratado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratado de Maastricht

O Tratado de Maastricht foi concluído no final de 1991 e  assinado em 1992, na cidade holandesa de Maastricht, dando origem ao que hoje é União Européia.
O término doperíodo de confronto ideológico que sucedeu a Segunda Guerra Mundial permitiu uma maior aproximação dos países integrantes do continente europeu como um todo, após o fim da Guerra Fria com a queda do Muro deBerlim, o leste europeu que antes agregava países que faziam parte do bloco comunista, deixaram de ser barrados no ocidente.
Desde a década de 1950, países europeus passaram a se unir em blocosvisando o crescimento integrado. Os primeiros blocos uniam poucos países, que se ligavam em torno de interesses específicos. A queda do comunismo proporcionou a adesão de novos países ao capitalismo,diversificando a riqueza econômica européia, uma vez que os recursos naturais e as produções tecnológicas encontravam-se em todo o continente, havendo a abertura necessária para integrar a Europa em umúnico bloco e possibilitar o crescimento econômico de todos.
Este tratado representou um marco na união da Europa, fixando a integração econômica e consequente unificação política. O novo bloco que seformou no continente substituiu a anterior Comunidade Europeia por um grupo chamado União Europeia.
O tratado estabeleceu metas para facilitar:
- circulação das pessoas, dos produtos, dos serviços;-circulação do capital pelo continente com a finalidade de determinar a estabilidade política na Europa após tantos períodos conturbados;
Para alcançar os objetivos, o tratado foi elaborado comvistas a englobar três pontos. O primeiro deles seria a abordagem de assuntos sociais e econômicos que permitissem o crescimento e desenvolvimento do bloco, tratando questões como agricultura, saúde,educação, energia, ambientais, investigação e desenvolvimento. O segundo tópico abordaria a política externa e segurança. Finalmente, colocaria em pauta a cooperação policial e judiciária em matéria...
tracking img